Na tarde de quinta-feira, 13 de julho, os vereadores Márcio Pavoni (SD), Eni Scandolara (PP), Gilson Serafin (PSD), André Jucoski e Flavinho de Barcellos (PDT), foram recebidos pelo Secretário de Saúde de Erechim Dércio Nonemacher e equipe. Na pauta do encontro os parlamentares buscavam informações sobre o andamento da saúde pública no município, bem como tirar dúvidas sobre algumas questões relacionadas a área.
Os parlamentares conversaram a respeito do fornecimento de medicamentos, contratação de profissionais, marcação de consultas e exames, entre outros assuntos.
O Secretário Nonemacher relatou aos vereadores sobre as principais metas da secretária e os projetos que estão em andamento. Afirmou que com a exceção do medicamento Omeprazol, que não está sendo entregue pelos laboratórios por falta de matéria prima, os demais remédios da rede estão sendo disponibilizados normalmente a comunidade através do SUS.
Ele externou a sua preocupação quanto a uma verba que veio para Erechim para construção de uma nova UBS no Bairro Progresso e por falta de decisão do governo anterior em iniciar a obra o município poderá ter que devolver estes recursos.
Em relação a consultas oftalmológicas, com uma grande demanda reprimida, foram realizadas neste ano 843 consultas. “Em 2016 eram disponibilizadas somente 60 consultas/mês na cidade de Aratiba. Atualmente praticamente triplicamos o atendimento onde são feitas 170 consulta/mês. Quanto a consultas especializadas no governo anterior eram disponibilizadas 100 consultas/mês, com a nova administração a comunidade dispõe de 500 consultas/mês. Na radioterapia onde os pacientes precisavam ser deslocados a Passo Fundo, hoje o serviço está sendo oferecido com o que tem de mais moderno em nosso município. Estamos concluindo a Unidade Básica de Saúde Estevam Carraro e aumentamos o repasse de recursos por parte no município para Hospital Santa Terezinha. Como podemos observar tivemos avanços significativos e nossa intenção e de toda a equipe da secretaria municipal da saúde é oferecermos a cada dia um serviço de melhor qualidade para nossa comunidade”.
No encerramento da reunião os vereadores destacaram que a saúde é uma área complexa e um constante desafio para os gestores. “Por isso a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo. Agradecemos pela atenção, vamos continuar acompanhando a execução das ações e projetos da área e nos colocamos a disposição para auxiliar no que for possível”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário