O vereador Gilson Serafin (PSD) apresentou, durante a sessão plenária de segunda-feira (19), requerimento para realização de sessão solene, em comemoração aos 50 anos do grupo folclórico Juventude Polonesa de Erechim - Jupem, com outorga de menção honrosa. O pedido, que foi subscrito pela parlamentar, Eni Scandolara (Progressistas), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
A sessão solene será realizada no dia 26 de abril, às 20h, no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim. O Jupem, foi fundado em 1968, pelo padre Walenty Nowacki e pela irmã Wanda Szymla, com a intenção de difundir a cultura polaca entre os jovens poloneses da época. De acordo com o parlamentar proponente, no início foi muito difícil juntar participantes e fundar a entidade, sendo que o primeiro ensaio contou com a presença de apenas duas pessoas.
“O padre Walenty dizia que seria muito gratificante se o Jupem durasse, pelo menos, dez anos, e hoje beirando seu cinquentenário, é um dos maiores, senão o maior grupo folclórico da cultura polonesa no País, que graças a um sonho, o amor, a dedicação e o trabalho de pessoas incansáveis, levou e leva o nome de Erechim além fronteiras, fazendo apresentações e participando de festivais, não só a nível nacional, mas também em países da América do Sul, como Argentina, Chile e Peru, e na Europa, na Polônia, Itália e Espanha”, relatou o vereador.
Em 1996 o Jupem conquistou na Polônia o Grand Prix, premiação de melhor grupo polonês deste ano, e em 2012, o grupo conquistou o prêmio máximo do Festival de Danças de Joinville, se tornando o primeiro grupo folclórico a ganhar a premiação. Em 1981 se inicia o segundo grande estágio, início dos espetáculos da primavera, que ao longo dos anos foi se qualificando cada vez mais, proporcionando à comunidade de Erechim e região, momentos inesquecíveis, pela qualidade, alegria e magia que o espetáculo proporciona.
Os espetáculos de danças folclóricas polonesas com músicas e trajes autênticos representam diversas regiões da Polônia, com os respectivos trajes típicos. “Trajes que se harmonizam nobremente em suas cores, baseados em protótipos rurais aos quais se mantém fiéis. Seu repertório é de composições originais. Apresenta um espetáculo de levando o ritmo, cores e originalidade através do canto e da dança com os elencos A, B, Mirim, Juvenil, Adulto e Kapela. Os dançarinos executam com graça, sensibilidade e dinamismo passos e marcações, desenhando conjuntos de rara beleza e encantamento. Neste ano em que o Jupem comemora seus 50 anos de história, também estará apresentando seu 30º Espetáculo da Primavera. São infindáveis as justificativas, e entendemos ser muito justo que esta casa legislativa, preste homenagem ao aniversário de 50 anos do Jupem, pela caminhada exitosa que enaltece a comunidade, região e o País, reconhecendo seu trabalho e sua contribuição à cultura erechinense”, finalizou o vereador Gilson Serafin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário