Com a presença de estudantes, professores, convidados e comunidade, o Poder Legislativo realizou, na noite desta segunda, 07, a Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Ruther Alberto Von Mühlen, momento em que a vereadora oradora e propositora, Eni Scandolara lembrou a sua trajetória de sucesso.
Ao iniciar seu discurso, Eni ressaltou que homenagear a escola tem um significado especial. “Ao olharmos nossas crianças nos invade um desejo de olhar o mundo com ternura e esperança. Se todos os seres humanos tivessem a oportunidade de experimentar este mesmo sentimento certamente o universo do desamor, das drogas e da violência, que tanto angustiam a sociedade de hoje, desapareceria. Para bem educar as crianças é preciso, antes de tudo, amar, e amar a todas, igualmente”.
A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen teve sua oficialização através do Decreto nº 1.801, de 11 de setembro de 1990, através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o SESI – Serviço Social da Indústria, numa iniciativa do Prefeito Eloi João Zanella. Na época a Secretária Municipal de Educação era a professora Maria Elisa Zordan Franceschi.
A escola foi inaugurada no ano de 1992, tendo como objetivo auxiliar funcionários da prefeitura e associados do SESI na educação de seus filhos. Sua denominação na época era apenas Escola Municipal de Pré-Escolar, mas todos a conheciam carinhosamente como Escolinha do SESI. Atendeu a comunidade Erechinense durante 22 anos na Rua 24 de outubro, 180.
No ano de 1998, através de Decreto Municipal assinado pelo Prefeito Luiz Francisco Schmidt a escola passou a denominar-se de Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen, e ficou designada para atender, conforme as necessidades, ao previsto na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Eni lembrou que o nome de Dr. Ruther Alberto Von Mühlen foi escolhido por ter sido um cidadão atuante na comunidade Erechinense. Ele era engenheiro arquiteto, atuou como professor e diretor da Escola José Bonifácio, fundador da empresa Construtora Mühlen Ltda, membro do Rotary Clube Erechim, vice-diretor do Clube do Comércio, diretor da TV Erechim, membro da comissão regional do SESI.
Atualmente a direção da escola esta sob a responsabilidade da professora Geovana Paiva Alves. Nestes 25 anos foram diretoras da escola as professoras:
Sonia Terezinha Zibetti Mantovani, Marisa Bernardi, Dalila Martins Moraes, Aliana Endler, Rosemari Bielski, Vania Maria Kolassa, Daiane da Rocha Figueiredo e Mirtes Fátima Tartari Strapasson. Em 2011 por motivos de reformas no prédio do SESI a escola passou a funcionar nas instalações da Escola Estadual Roberto Teódulo no Bairro Três Vendas.
“Foi um fato marcante para toda a comunidade escolar, pois além da adaptação da criança na escola havia uma necessidade da comunidade adaptar-se as novas instalações da mesma. Esta mudança, porém, foi necessária, pois era preciso oferecer um ambiente seguro as crianças enquanto o novo prédio estava em construção”.
No dia 23 de junho de 2012 foi inaugurada pelo Prefeito Paulo Polis a sede própria da Escola Dr. Ruther Alberto Von Mühlen, na Rua Vinte de Setembro, 183, Bairro Espírito Santo, em terreno adquirido ainda na administração do Prefeito Zanella. A Escola dispõe de um amplo espaço e uma infraestrutura adequada à Educação Infantil, com área verde, parque interno e externo, laboratório de informática e sala de múltiplas atividades, onde são realizadas oficinas de teatro e cultura italiana.
Neste ano a Escola inaugurou um novo espaço - o Anexo Irmão Roberto Teódulo, localizado no Bairro Três Vendas, ampliando o atendimento a comunidade escolar. Atualmente, a EMEI Ruther atende 406 estudantes, com idade entre 1 e 5 anos e 11 meses, divididos nas turmas de Berçário II, Maternal 1, Maternal 2 , Pré A e Pré B, no turno da manhã e tarde . E o Anexo Ir. Roberto Teódulo atende 157 estudantes, com idade entre 3 e 5 anos e 11 meses, divididos nas turmas de Maternal II, Pré A e Pré B, nos turnos da manhã e da tarde. Totalizando 563 estudantes.
A escola conta com 40 professores, 8 atendentes de creche, 2 professoras de apoio ao processo ensino-aprendizagem e 1 professora itinerante que atendem as crianças da sala de recursos e 12 funcionários. Esta sob a Direção da professora Geovana Paiva Alves, Vice-Diretora Márcia Fátima Alves, Coordenadoras Pedagógicas: Renata Carla Fiorentin e Mirian Cansian.
A Escola conta com o apoio e a participação efetiva do Círculo de Pais e Mestres (CPM), que tem na sua presidência Delise do Nascimento Nazari e vice-presidente Katia Silene Rossi.
Com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade a escola busca desenvolver suas atividades pedagógicas embasadas na teoria das inteligências múltiplas, que comprovam a importância do brincar, da fantasia, da alegria, e da pesquisa na construção do conhecimento.
Desta forma, a escola se torna um ambiente prazeroso, criativo, estimulante e rico, auxiliando a criança na sua autonomia e criticidade, através do brincar, do construir, do pesquisar e do interagir. O trabalho pedagógico é baseado na sua Filosofia: “ALEGRIA, FANTASIA, BRINCADEIRA...UM ADULTO CRIATIVO AMANHÃ...”
“Querida equipe diretiva, professores e funcionários, homenageá-los hoje significa agradecer pela dedicação, responsabilidade, comprometimento e amor incondicional. Continuem oferecendo aos seus alunos o que há de melhor em educação e ensino. Investindo permanentemente na capacitação dos educadores, na atualização das ferramentas didáticas, e na renovação das metodologias. Primando por um ambiente educativo, saudável, respeitoso e favorável à construção, fomento e disseminação do conhecimento. E, principalmente, buscando formar seres humanos éticos, comprometidos com a transformação do mundo”, destaca a vereadora.
Finalizando, Eni pontuou que, numa sociedade de coisas efêmeras, existir com excelência durante 25 anos é algo admirável, e a Escola Dr. Ruther Alberto Von Mühlen atinge essa marca, através do esforço e dedicação de todos aqueles que acreditam na educação como ferramenta para a formação de uma sociedade sustentável, justa e solidária.
“Portanto, nada mais justo que esta casa, que representa em sua pluralidade o povo Erechinense, reconheça e homenageie esta instituição de ensino, por tudo que contribuiu e contribui, para a construção do Processo Educacional em nosso município”, finalizou.
Em nome da escola, a diretora Giovana Paiva Alves agradeceu a homenagem recebida pelo Poder Legislativo, como de toda a equipe da escola. Também falou aos presentes que tem muita crença no futuro ao ver a apresentação dos estudantes da escola que cantaram duas músicas em italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário