quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Silvana Covatti é a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa


A deputada Silvana Covatti (PP) assumiu na tarde desta quarta-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa do Riuo Grande do Sul, antes presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo nos 180 anos da Casa.
Para ser eleita, a chapa que integra a nova Mesa Diretora obteve a maioria absoluta dos votos dos parlamentares (28 votos).
O regimento interno da casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.
Em sua primeira manifestação após a posse, Silvana Covatti falou sobre a importância de uma mulher assumir o cargo.
"A história nos mostra que nas adversidades não falta pulso firme às mulheres (...) A sociedade exige a participação da mulher", declarou a nova presidente. Ela garantiu que irá tornar a Assembleia mais eficiente, afinada com práticas de gestão moderna.
Na mesma solenidade, foram empossados os demais deputados que passam a fazer parte do colegiado diretivo da Assembleia Legislativa.
Silvana Covatti iniciou a carreira política ao lado do marido, Vilson Covatti, ex-vereador de Frederico Westphalen e ex-deputado estadual e federal do Rio Grande do Sul. Silvana dedicou-se aos bastidores da política por 23 anos voluntariamente, assumindo, nesse período, a presidência da Mulher Progressista no estado.
Silvana Covatti concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres da 52ª legislatura, com 65.547 votos.
Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos, a maior votação do Legislativo gaúcho naquele ano. Nas últimas eleições, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no Parlamento gaúcho.
Atualmente, a parlamentar é primeira vice-presidente do partido no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário