terça-feira, 24 de julho de 2018

Câmara aprova projeto de lei que institui a Hora Cívica nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Despertar e fortalecer o senso de civismo e patriotismo nos jovens. Este é o grande objetivo da lei aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo de Erechim na última segunda-feira (23), durante a 22ª sessão ordinária do ano. De autoria da vereadora Eni Scandolara (Progressistas), o projeto que institui a Hora Cívica nas escolas da Rede Municipal de Ensino visa resgatar o amor e o respeito pelos símbolos nacionais, além de cultivar o hábito de cantar os hinos cívicos, prestar as devidas homenagens à pátria, ao estado e ao município.
Conforme justifica a edil, a Hora Cívica, além dos objetivos já citados, trará uma série de benefícios à comunidade escolar. "A iniciativa vai oportunizar aos educandos demonstrar suas habilidades por meio da música, dança e peças teatrais, tornar o ambiente escolar mais agradável e consequentemente diminuir a evasão e incentivar a participação da comunidade nos eventos realizados pela escola", afirma.
Mas a instituição da Hora Cívica não se restringe somente a isso. Eni reforça a necessidade de que os jovens cultivem desde cedo um espírito cidadão e solidário, ajudando a promover valores que não são mais tão presentes na sociedade. "A finalidade educativa de nossa proposta é inspirada no patriotismo e nos ideais da solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. É importante promover entre os estudantes situações que favoreçam atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e companheirismo", completa a vereadora.
De acordo com o projeto a Hora Cívica acontecerá todos os meses, quinzenalmente nos períodos matutino e vespertino, em horário e data a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação. Na abertura da Hora Cívica será obrigatório o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal acompanhado pela entoação dos Hinos Nacional, Estadual e Municipal. Como parte das atividades da Hora Cívica, poderão ser promovidas cerimônias, palestras ou apresentações artísticas ligadas ao civismo e patriotismo.
O projeto aguarda agora a sanção do Prefeito Municipal de Erechim Luiz Francisco Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário