Plenário da Câmara de Vereadores será palco, no mês de maio, da Sessão Especial em reconhecimento aos 80 anos do Hospital de Caridade, numa proposição da vereadora Eni Scandolara (PP) e que teve aprovação unânime de todos os vereadores da Casa.
O Hospital de Caridade de Erechim nasceu da solidariedade, vontade e organização da comunidade. A proposta de fundação do hospital, na época intitulado Hospital de Caridade da Boa Vista de Erechim, surgiu na década de 30, tendo como uma das lideranças de Egídio Souza, ex-prefeito e ex-chefe da Comissão de Terras do município. A ele se uniram pessoas de expressão da sociedade e, em 1934 tomou posse a primeira diretoria, tendo como presidente João Caruso.
Eni lembra que, o esforço inicial da diretoria foi de concretizar o sonho da comunidade da construção de um estabelecimento hospitalar que correspondesse às necessidades, sendo fato corriqueiro a mobilização de pessoas da administração municipal, da classe política e empresarial em busca de recursos.
Do esforço conjunto, marcado por campanhas beneficentes, jantares, selos, livro de ouro e doações, resultaram os fundos necessários para o início das obras. Foram 12 anos de mobilização, até que em 31 de maio de 1942 fosse realizada a inauguração do hospital, num ato festivo que reuniu grande número de autoridades e pessoas da comunidade.
“A partir de então a trajetória do HC foi marcada por crescimento e melhorias, englobando a estrutura física, os serviços disponibilizados, a qualificação dos recursos humanos e a atualização tecnológica, de forma a atender as necessidades sempre crescentes da população regional. Contemplando estre ano os 80 anos de história, o Hospital de Caridade segue firme no seu compromisso de oferecer à sociedade regional serviços de saúde com qualidade e resolutividade, sempre a serviço da vida”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário