Aprovado por unanimidade na sessão desta segunda, 26, o Projeto de Lei Legislativo, de autoria da vereadora Eni Scandolara (PP), no qual outorga o Título de Cidadão Erechinense a Giorgio Corradi, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade de Erechim. Ato solene de entrega será agendado pela Mesa Diretora.
Em sua justificativa, Eni destacou a trajetória do homenageado, lembrando que Giorgio é filho de Amadeu e Vittorina Corradi, cujo nascimento ocorreu no dia 19 de abril de 1928 na cidade de Cremona (Itália).
Morador de Erechim desde o ano de 1939, casou-se em 1951 com Helena Gauer, união que completou 60 anos, cessando em 2011 com o falecimento dela.
Giorgio teve dois filhos, Claudete, professora, casada com Luiz Carlos Pagliosa e Carlos, Engenheiro Civil casado com Jomara Domingues, falecido no ano de 1987.
Tem dois netos, Vitor, dentista, casado com Eliane Piovesan e Ricardo Pagliosa, veterinário casado com Karin Fruet. É bisavô de Leonardo e Carlos, ainda crianças. Atualmente está casado com Ires Soccol, sua segunda mulher.
Giorgio solicitou a Cidadania Brasileira, a qual lhe foi concedida pelo Ministro da Justiça, pela Portaria 525 em 29 de junho de 1977. Estudou no Colégio Medianeira em Erechim e no Colégio Rosário na capital do Estado. Formou-se em contabilidade, profissão que exerceu por dez anos. Após, trabalhou na área de administração de empresas até a sua aposentadoria.
Também atuou em indústrias de madeira e cerâmica, transportes, agronegócio e na construção civil. Em função desta multiplicidade de setores de trabalho adquiriu um amplo conhecimento geral.
Na política colaborou por diversos anos na Executiva do PFL como secretário. Participou da diretoria de diversas sociedades de nossa cidade e, em 1958, quando foi fundado o Lions Erechim Centro, primeiro clube de Lions da região, foi um dos fundadores, sendo que destes, ele é o único vivo até hoje.
“Começou menino cantando no Coral Medianeira, quando estudante na capital do Estado, participou do Coral do Colégio Rosário, onde foi solista. Na época estudou canto com a professora Themisia Barros, que todos os anos dava um recital com os melhores alunos no Teatro São Pedro, onde ele cantou em 1948”, lembra Eni.
No ano de 1950 cantou na inauguração da Rádio Erechim, acompanhado de piano pelo maestro Osvaldo Engel, como também participou por mais de 20 anos do Coral do Colégio São José e no Coral do Grupo Gillé. Cantou em vastas eventos e em inúmeros casamentos, alguns de pessoas hoje ilustres em nossa cidade. “Sempre fez isto gratuitamente e atendendo ao convite”.
Durante sua vida compôs muitas canções, a maioria teve como destino a cestinha do lixo, pois que ele achava que eram apenas devaneios sem valor. Das que se salvaram algumas caíram nas mãos da professora Elizabete Zanin, Diretora Acadêmica da URI que resolveu publicá-las em forma de livro, cujo lançamento ocorreu no dia do aniversário de Erechim
“Giorgio, apesar de seus 86 anos de idade, está com a gravação das canções que foram publicadas, em andamento, segundo ele diz, não com fins lucrativos, mas para deixar aos familiares e amigos uma lembrança sua. Diante desta extensa biografia, nada mais justo do que esta Casa Legislativa outorgar a maior honraria de nosso município à Giorgio Corradi pelos seus relevantes serviços prestados à Erechim”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário