segunda-feira, 2 de maio de 2016

Legislativo assina repasse de meio milhão de reais para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha

Em ato ocorrido na manhã desta segunda, na Sala da Presidência, o presidente do Poder Legislativo, vereador Lucas Farina, acompanhado pelos demais vereadores da Casa, pelo prefeito Paulo Polis e vice Ana de Oliveira e direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, assinou o repasse de meio milhão de reais que serão destinados para colaborar na realização de exames, consultas, cirurgias eletivas e na contratação de mais um médico plantonista para os finais de semana prolongados e feriados, como de outros custos internos da instituição.
Anuncio da possibilidade do repasse ocorreu ainda na semana passada junto ao Gabinete do Prefeito, oportunidade em que Lucas Farina e o líder do Governo, Zé da Cruz anunciaram ao Executivo a sugestão do repasse para auxiliar a Fundação. Ação que se concretiza na presença dos vereadores. Naquele momento, parlamentares destacaram que a sugestão era para que se possa auxiliar na realização de procedimentos que estão na espera e que, por falta de recursos não podem ser executados.
Na oportunidade, Lucas destacou a importância do momento para o Poder Legislativo que, igualmente a 2015, quando repassou meio milhão de reais a Fundação, se coloca a serviço da comunidade erechinense para dirimir a dificuldade enfrentada pela falta de recursos da União e do Estado, como para amenizar a dificuldade daqueles pacientes que estão na fila de espera. “É na ponta que estão as pessoas que mais precisam, e este recurso vem auxiliar os nossos cidadãos erechinenses”
Polis, por sua vez, destacou o momento como de extrema importância para os dois Poderes e da união de esforços em um objetivo comum. “O tema saúde é pauta em todo o território nacional, ou seja, a União e os Estados estão em crise financeira. A demanda para a área da saúde de Erechim e de outros municípios que são atendidos junto à Fundação aumentou, portanto, também aumentaram a necessidade de investimentos”.
Lembrou que somente em 2015 foram aportados pelo município junto a Fundação Hospitalar quatro milhões de reais. “O Governo do Estado mantém repasses atrasados porque não tem recursos, não há milagre”.
Prefeito também anunciou que, juntamente com os R$ 500 mil da Casa Legislativa, Executivo irá direcionar mais R$ 2 milhões neste ano à Fundação. “O município já está trabalhando para que o Pronto Socorro da Fundação tenha mais um médico plantonista, estamos detalhando as questões legais para isto. Estamos, Legislativo e Executivo criando uma solução conjunta, onde não existe dono. Temos que amenizar os problemas mais graves e diminuir o tempo de espera”.
Ainda nesta semana todos os vereadores da Casa deverão estar juntos com a direção da Fundação e Pasta da Saúde no Plenário da Câmara Municipal, oportunidade em que a Mesa Diretora, juntamente com a Comissão de Desenvolvimento Social, presidida pelo vereador Ernani Mello, estarão analisando fatores e necessidades para o uso do recurso da Câmara Municipal naquela instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário