sexta-feira, 3 de junho de 2016

Empresários de Erechim estiveram reunidos com Deputado Estadual Marcel van Hattem

O deputado Marcel van Hattem palestrou em café da manhã no Vivendas Hotel, em Erechim. Com a presença de empresários de diversos setores da economia, falou sobre os cenário político atual e respondeu a perguntas dos convidados. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre como iniciou na política, sua atuação nas redes sociais e o necessário maior envolvimento das pessoas nas questões públicas.  Os empresários agradeceram o empenho de Marcel na defesa de quem produz e gera riquezas, trabalhadores em geral. 
A opinião de um dos presentes, o diretor da Faculdade Anglicana, Claudecir Bleil, é de que na política atual há 80% de políticos desonestos, contra 20% de honestos. E questionou: “Qual é a dificuldade de os partidos captarem pessoas que estejam entre os 20%?” Marcel respondeu que é necessária a pressão externa pra isso, incentivando os bons a concorrer. “Precisamos alterar o cenário de fora pra dentro, entrando na política para melhorá-la. Mas é preciso mudar também de dentro pra fora, fazendo a limpeza do que já temos. Por sinal, houve significativa renovação da legislatura passada para esta. Temos bons deputados nessa nova legislatura”, disse van Hattem.  
Marcel frisou que vivemos em uma democracia representativa, de modo que é necessário compreender esse contexto: “Quem representa o eleitor deve votar conforme as ideias e propostas prometidas.” O deputado agradeceu o convite e ressaltou que oportunidades como essa representam um processo de aprendizado recíproco: “Eu aprendo muito com as perguntas. Gosto de conversar e passar minha compreensão às pessoas. Acredito que a classe política em geral fala muito para si, de seus interesses. Não toca o coração das pessoas.” 
O deputado falou sobre a necessidade de um acompanhamento mais próximo por parte dos empresários do trabalho dos parlamentares: “A solução somos nós. Precisamos nos preocupar mais com todas as esferas de poder que nos foram tomadas nos últimos anos. Temos de olhar mais adiante, para eleições de bairros, conselhos tutelares, universidades. Precisamos acompanhar e fiscalizar diretorias acadêmicos que estão aí só para fazer política.” 
Também entre os questionamentos ao deputado, o diretor da empresa Unetral Caminhões, Alexandre Zaffari, perguntou sobre a educação: “Entra e sai governo e a educação, que é para ser o principal, está sempre nessa bagunça. Qual é a solução para isso?” Marcel respondeu que a educação pública está fadada ao insucesso: “Professores ganham pouco e estão desmotivados. Acredito que a solução cabe migrarmos para um sistema de bolsas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário