sexta-feira, 29 de julho de 2016

Assembleia concederá Título de Deputado Emérito ao Ex-Ministro Francisco Turra

A Assembleia Legislativa gaúcha concederá o título de Deputado Emérito ao ex-deputado estadual e ex-ministro da Agricultura Francisco José Turra. A decisão foi tomada nesta terça-feira (28) em reunião da Mesa Diretora da Casa, após aprovada a indicação feita pelo líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes. A homenagem deverá ser feita ainda este ano.
Pai do atual deputado estadual Sérgio Turra, Francisco Turra foi vice-prefeito de Marau em 1976 e prefeito em 1982. Em 1986, elegeu-se pela primeira vez como deputado estadual, sendo reeleito em 1990. Foi presidente do Banrisul no biênio 1995-1996. Deixou o cargo para fazer parte da administração federal de Fernando Henrique Cardoso como presidente da CONAB, entre 1996 e 1998.
Depois, assumiu o Ministério da Agricultura e do Abastecimento, ainda em 1998, nos últimos meses do primeiro mandato de FHC. Foi ministro durante 15 meses, época em que a safra de grãos bateu o recorde nacional e o investimento em agricultura familiar duplicou. Deixou o cargo quando da reforma ministerial da posse do segundo mandato de FHC, no início de 1999.
Em 2002 elegeu-se deputado federal, e em 2006 foi o candidato do PP ao governo gaúcho. Assumiu em 2007 a vice-presidência do BRDE, e que exerceu até abril de 2008, quando foi convidado a presidir a ABEF - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos. Atualmente ocupa a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Deputado Emérito
Regulada por Resolução de 1988, a concessão do título de Deputado Emérito depende da indicação de um parlamentar em exercício de mandato, aprovada em plenário pela deliberação de, no mínimo, dois terços dos deputados, e só pode ser conferida uma vez a cada ano, para homenagear aquele parlamentar que tenha prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário