terça-feira, 12 de julho de 2016

Legislativo outorga Medalha Mérito Legislativo a Pedro Baidek e Giuliano Liotto

Através da proposição dos vereadores Eni Scandolara e Lucas Farina, presidente da Casa, o Poder Legislativo outorgou, na noite da última segunda, 11, com a Medalha Mérito legislativo, o atleta Pedro Baidek e o treinador Giuliano Liotto. 
A oradora da noite, Eni Scandolara iniciou o seu discurso ressaltando que “sempre há uma razão para se viver, podemos nos elevar sobre nossa ignorância, podemos nos descobrir como criaturas de perfeição, inteligência e habilidade. Podemos ser livres. Podemos aprender a voar”. 
O judoca Pedro Henrique Baidek conheceu a modalidade esportiva do Judô ainda na escola, onde com 10 anos de idade a participar das aulas da Escolinha de Judô da Escola de Educação Básica da URI/Erechim. “Sempre interessado, se mostrava disposto a aprender novos exercícios e movimentos, que basicamente, respeitando a idade motora e cronológica das crianças se baseavam em atividades lúdicas, psicomotoras e de iniciação técnica ao judô”.
Gradativamente Pedro foi evoluindo nos aspectos motor, social e cognitivo, acompanhando a turma e sempre contando com o apoio e companheirismo de seus colegas de aula. Em 2010, com a possibilidade da equipe participar de uma competição no Clube Sogipa, na capital do Estado, iniciaram-se os treinos extras de aprimoramento técnico, paralelamente as aulas, que inicialmente se destinavam ao Judô Educacional, tomando agora um contorno desportivo e competitivo. 
“Pedro prontamente se mostrou disposto a encarar mais este desafio por amor ao judô e por já reconhecer e dar significado a tudo o que o esporte iria representar em sua vida. Ao longo destes anos, após muitas experiências de vitórias e derrotas no esporte, de momentos de muita superação e olhares muitas vezes incrédulos, ele foi se estabelecendo e sendo reconhecido pelo seu empenho e dedicação”, pontuou.
Hoje Pedro contabiliza 15 medalhas conquistadas em competições estaduais, nacionais e internacionais, sendo seis de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. “prova do sucesso dele como atleta, e exemplo de que com persistência tudo é possível de ser conquistado nos tatames da vida”.
Eni lembra que, desde 2012, além das aulas e treinos, na URI e na Associação Erechim de Judô, Pedro se destaca em outra frente dentro do esporte, ele é monitor nas Escolinhas de Judô, auxiliando os novatos e evoluir no aprendizado do Judô. Em 2015 houve o convite para participar de sua primeira competição nacional de Judô, o Open São Paulo de Judô para Todos, onde conseguiu a medalha de prata e a convocação para integrar a Seleção Brasileira de Judô Para Todos.
Neste ano, outro grande desafio, representar o Brasil no XIV Meeting Internacional de Judô de Ravenna na Itália, onde Pedro integrou o grupo de 15 atletas da Seleção e conseguiu um excelente resultado, tendo voltado com a Medalha de Prata e contribuindo para que a Seleção Brasileira conquistasse o segundo lugar geral nesta competição. 
No final do mês de junho, outro resultado expressivo, tendo ido disputar no Rio de Janeiro a I Etapa Judô Para Todos Rio 2016, onde também conseguiu conquistar o segundo lugar em sua categoria. Na festa da passagem da Tocha Olímpica por Erechim, Pedro foi um dos atletas que receberam este símbolo olímpico no palco montado em frente a Prefeitura Municipal. 
Também foi homenageado o professor e treinador Giuliano Jacques Liotto, cuja atuação é determinante na caminhada da conquista de Pedro. Com graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professor da URI e integrante das seleções Brasileira e Gaúcha de Judô. 
“Parabéns a este verdadeiro mestre por difundir esta modalidade, estimular desafios e envolver seus alunos, fazendo com que eles se apaixonem pelo esporte e sua filosofia. Sabemos que o estímulo ao esporte entre os jovens pode transformar a sociedade. O mais interessante é que, quando ensinamos à criança o caminho que ela deve andar amanhã, ela cresce e não se desvia dele. O judô é isso, é o caminho suave, pois Jo quer dizer suave e Dô, caminho”, finalizou. 
Em sua manifestação, Pedro agradeceu aos vereadores autores pela homenagem, como a toda a Casa Legislativa. “A minha conquista na Itália aconteceu porque muitas pessoas acreditaram em mim e me apoiaram por isso. Agradeço primeiro a Deus e ao meu anjo protetor, a minha família, aos meus amigos, a URI, aos professores, os colegas da Educação Física, a minha equipe de Judô e a equipe que me preparou. Ao meu treinador Giuliano Liotto, personal e nutricionista Felipe Orso e a psicóloga Eliane Vial. Sei das minhas limitações e o judô me ajudou a vencer muitas delas, por isso tenho me esforçado e dedicado a levar o judô adiante e mostrar a outras pessoas com deficiência que é possível vencer nossas dificuldades e derrubar barreiras e que os sonhos podem ser conquistados pela fé, coragem e foco”.

  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário