terça-feira, 8 de novembro de 2016

Outorga da entrega do Trófeu Castelinho resgata história e presta homenagem ao Delegado Gerson Avelino Fraga

Através da proposição da vereadora oradora da noite, Eni Scandolara, o Poder Legislativo realizou na noite desta segunda, 07, com a presença de amigos, familiares e comunidade, a outorga da entrega do Troféu Castelinho ao Delegado Gerson Avelino Fraga que dedicou 37 anos de sua vida profissional a segurança pública de forma exitosa.
Delegado titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia, com sede em Erechim, Gerson está se aposentando. A aposentadoria voluntária foi publicada no Diário Oficial no último dia 04 de outubro.
Filho de Aluizio Adrovando da Silva Fraga, já falecido, que foi comandante geral da Brigada Militar, nos anos 1976 e 1977, Gerson Fraga ingressou na Polícia Civil, após prestar concurso e curso para o cargo de Inspetor de Polícia, aos 21 anos. Natural de Porto Alegre, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) e Curso Superior de Delegado de Polícia.
Fraga chegou em Erechim no ano de 2006, quando assumiu a Delegacia de Polícia dePronto Atendimento (DPPA) após comandar a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas. Durante os cinco anos à frente da DPPA de Erechim, assumiu importante papel com a comunidade, abrindo as portas da delegacia para os meios de comunicação, cuja tarefa assegurava o acesso da sociedade ao trabalho exercido pela Polícia Civil, fomentando uma parceria na divulgação das informações do setor de Pronto Atendimento.
Quando assumiu a Coordenação da Regional no Alto Uruguai, em fevereiro de 2011, passou a moldar uma nova face para a segurança pública no Alto Uruguai e em agosto do mesmo ano criou o Grupo de Investigações Especiais de Erechim (GIEE). Sob o comando do Delegado Gustavo Ceccon, o grupo teria a responsabilidade de atuar exclusivamente nas ocorrências envolvendo tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e roubos.
Constantemente precisando trabalhar com defasagem de efetivo, Fraga participou ativamente na elaboração de um projeto de integração da Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério Público, união que continua até hoje comalto índice de sucesso no combate ao crime da região.
Em 2013 o GIEE elucidou 100% dos homicídios na cidade, fato que se repetiu em 2014, ultrapassou 90% em 2015 e está com apenas um caso ainda em investigação este ano.
“Para fortalecer ainda mais esta união entre os órgãos de segurança, o delegado passou a incentivar que a população denunciasse possíveis atos criminosos, garantindo o anonimato do denunciante e verificando todas as informações que chegassem às delegacias”, lembrou Eni.
Em 2014 o GIEE foi extinto, sendo criada em seu lugar a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (Defrec). “Nossa comunidade e esta Casa Legislativa tem uma grande admiração e respeito pelo homenageado, que além do belo trabalho realizado na área da segurança pública, dedicou parte de seu tempo emtrabalhos voluntários e comunitários, servindo de exemplo para muitas pessoas”.
“Por isso hoje, queremos não apenas reverenciar o trabalho feito por Erechim e Região, mas celebrar suas realizações em prol da vida mais segura da população, distinguindo-o com a mais alta honraria desta Casa Legislativa, a outorga do Troféu Castelinho. Delegado Fraga a vida é um arco íris, nós a pintamos de acordo com nossas escolhas, o senhor a pintou ao longo dos anos com dedicação e profissionalismo no cuidado com as pessoas”, finalizou.
Em sua manifestação, Fraga destacou o seu carinho e agradecimento, em especial a sua família. “Notadamente a minha filha amada, Fernanda Lubisco Fraga e “in memeriam” ao meu querido pai Cel. PM AluizioAdrovando da Silva Fraga, que nos idos tempos de 1976 e 1977 foi comandante geral da Brigada Militar, pela compreensão e apoio, em virtude da árdua missão de ser policial”.
“Minha gratidão e consideração a minha namorada Lisiane, aos meus amigos, conhecidos e sociedade, e ressaltando o meu seguinte lema: Não há nada mais que dignifique e conforme tanto o policial como a sensação do dever cumprido. Inicio uma nova etapa da minha vida, na esperança de me adaptar longe da atividade policial do qual sou aficionado, de modo incondicional, desejando, contudo, sucesso e felicidades aos policiais que continuam na ativa e todas as pessoas ligadas à segurança pública”.
“Sempre respeitei todas as pessoas com atenção e consideração, pois todos nós temos uma história, seja triste, seja vitoriosa. Esse respeito recíproco que todos temos que ter, além de uma integração, pensando sempre no bem. Temos que caminhar juntos, com dedicação, diálogo, respeito e carinho, sempre tentando diminuir as nossas diferenças, objetivando uma sociedade e segurança pública com sintonia e melhor”, finalizou.

 

 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário