sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projeto Logus – A Saga do Conhecimento no Tribuna Livre

Vereadores e comunidade presente na sessão ordinária desta segunda, 31, tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação de estudantes do Colégio Estadual Professor Mantovani que, ocupando o espaço do Tribuna Livre, detalharam o seu trabalho que está inserido no Projeto Logus – A Saga do Conhecimento, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e RBS TV.
Como tema de seu projeto, “Minha Escola Tem Vida”, sugestão do vereador Leandro Basso, parlamentar entrevistado pela equipe no decorrer da elaboração do mesmo. Na apresentação, os estudantes Jonatan Milczarek, Natali Polli, Renata Curzer, Soraia Raimondi e Tayná Ribeiro.
O vereador Leandro Basso recebeu, recentemente, junto ao seu Gabinete, a visita das estudantes Renata Curzer, Soraia Raimondi e Thaiane Martins, que fazem parte da equipe, oportunidade realizaram uma entrevista com o parlamentar devido a sua atuação com relação aos problemas da comunidade.
O LOGUS é um jogo do reconhecimento criado pela Fundação, em parceria com a RBS TV, que tem como principal objetivo ajudar e fazer com que os alunos se mobilizem para realizarem melhorias nas escolas e na sociedade. O jogo consiste em quatro missões principais, como a realização de atividades extras.
Os participantes identificaram problemas relevantes para a comunidade escolar e para quem vive nos arredores da escola, devendo encontrar, desta forma, possíveis soluções para os mesmos. Para tanto, a necessidade do auxílio dos Poderes Executivo e Legislativo, momento em que foi realizado um levantamento com toda a escola onde estudam – alunos, funcionários e professores, como se buscou a opinião de comerciantes próximos ao educandário, junto a Brigada Militar e moradores próximos.
Após o contato com este universo de pessoas, os estudantes chegaram a conclusão de que a calçada em frente a escola não atende a todas as necessidades da população, ou seja, não existe, conforme eles, a acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência, como também seria irregular, fazendo com que nos dias de chuva ocorram alagamentos, o que acaba formando poças de água, prejudicando a passagem dos alunos e de quem a utiliza. Outro problema levantado refere-se à falta de iluminação, que pode facilitar a ação de atos de violência, como de assaltos.
Da Tribuna da Casa, os estudantes fizeram um apelo aos vereadores para que o tema acessibilidade seja uma prioridade junto ao município. “Promover a igualdade entre todos os cidadãos de nosso município”.
Os vereadores Eni Scandolara, Zé da Cruz, Jorge Psidonik, Leandro Basso e Anacleto Zanella enalteceram o trabalho dos estudantes pelo nível de conhecimento sobre o tema colocado aos vereadores.
Lucas Farina, presidente da Casa, ao destacar o papel dos estudantes, ressaltou que as portas do Poder Legislativo estão abertas para ações e iniciativas que venham buscar a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e regional. “Destacamos o trabalho realizado e o nível dos temas. Parabéns a todos os estudantes e ao Colégio pela participação deste projeto de nível estadual e que trata dos problemas de nossa comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário