Desde a última sexta-feira (6), a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim está com uma cara diferente à noite. O prédio onde funciona o Legislativo ganhou iluminação especial em azul, cor que simboliza o autismo, já que abril é o mês de conscientização sobre este transtorno, que prejudica a capacidade de comunicação e interação e atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.
A medida tem como objetivo chamar a atenção para a importância de se conhecer melhor o assunto, ainda encarado com preconceito por algumas pessoas. “Em pleno 2018 não há mais espaço para a desinformação sobre um tema de tamanha relevância como o autismo. Estamos juntos nessa luta pela conscientização de toda a comunidade erechinense”, destaca o presidente do Legislativo municipal, vereador Rafael Ayub (MDB).
Sobre o Abril Azul – Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril, mas todo o mês é agraciado com atividades. Em diversas cidades do mundo, são realizadas ações que esclareçam a população acerca do autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que uma pessoa com o transtorno não tem características físicas que o identifiquem, o que muitas vezes dificulta um diagnóstico preciso e precoce. Já a cor azul foi designada para dar vida aos símbolos do autismo devido ao fato que a maioria dos autistas é composta por pessoas do sexo masculino, e, também, por se tratar de uma cor associada à alegria e à influência da verbalização das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário