No próximo dia 30 de abril, Erechim chegará à histórica marca de 100 anos de sua emancipação. E, embora ainda faltem mais de três semanas para o aniversário, as congratulações já começaram. Na última quarta-feira (4), foi realizado na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o Grande Expediente Especial em celebração ao centenário do município. A homenagem foi proposta pelos deputados Gilmar Sossella (PDT), Juliano Roso (PCdoB) e Sérgio Turra (PP), e contou com a presença dos vereadores Ale Dal Zotto (PSB), André Jucoski (PDT), Claudemir de Araújo (PTB), Eni Scandolara (PP), Márcio Pavoni (SD), Sandra Picoli (PCdoB) e do presidente do Legislativo erechinense, Rafael Ayub (MDB).
Conduzida pelo presidente do parlamento gaúcho, deputado Marlon Santos (PDT), a sessão foi prestigiada, ainda, pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt e integrantes dos grupos musicais Os Monarcas e Chiquito e Bordoneio. Primeiro a se pronunciar na tribuna, o deputado Sossella se disse honrado em prestar tributo a “um dos municípios mais pujantes e hospitaleiros de nosso estado”. “Particularmente, temos uma afeição especial pro Erechim. Quando na passagem de seus 90 anos, estivemos aqui prestando nosso reconhecimento a esta terra tão promissora. Agora, dez anos depois, expressamos novamente a nossa gratidão ao município”, afirmou o parlamentar.
Já Turra elogiou o fato de que, mesmo sendo uma cidade jovem, a Capital da Amizade possui números e realizações de grande expressão. “Poucas cidades gaúchas atingiram, em apenas um século de história, um grau de desenvolvimento cultural, social e econômico tão elevado quanto a jovial Erechim”, disse o deputado, tecendo elogios, ainda, a diversas áreas do município, desde a arquitetura até o planejamento urbano, passando pelos setores industrial e da agricultura. Turra também apresentou dados referentes à força econômica da cidade, a 17ª economia do Rio Grande do Sul.
Finalmente, o deputado Roso, que por 16 anos trabalhou como professor em Erechim, exaltou as instituições de ensino estabelecidas no município, além de fazer menção ao esporte e à cultura. Em sua fala na tribuna, o parlamentar recordou o professor, engenheiro, historiador e líder político Francsisco Riopardense de Macedo, responsável pela reconstrução do espaço urbano de Erechim após incêndios na década de 30. “Macedo esperava uma sociedade mais justa, igualitária e sem medo, em que todos pudessem compartilhar a grande arquitetura da vida”, disse, a partir de carta do filho de Macedo.
Por meio de apartes, se manifestaram, também, os deputados Altemir Tortelli (PT), Maurício Dziedricki (PTB), Silvana Covatti (PP), Bombeiro Bianchini (PPL), Gilberto Capoani (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Lucas Redecker (PSDB). Ao final do Grande Expediente Especial, os músicos de Os Monarcas e Chiquito e Bordoneio apresentaram a popular canção “Erechim, História e Canto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário