Na manhã de quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, foi feito o lançamento oficial da programação do Baile da Escolha da Rainha e do Rei da Terceira Idade do Centenário de Erechim. Inserido no calendário oficial das comemorações dos 100 anos do Município, tem realização da Associação de Idosos Pela Vida (AIVIDA) e apoio das Secretarias Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Municipal de Assistência Social.
Na presença de autoridades, imprensa e representantes de grupos de idosos, Armando Grando, presidente da AIVIDA, abriu os pronunciamentos ressaltando os 20 grupos deste tipo de associações existentes na cidade que hoje conta com aproximadamente 15 mil idosos. Já a Coordenadora de Eventos da mesma associação Eni Scandolara esclareceu o objetivo do evento ao colocar que “vamos valorizar os que construíram história e continuam influenciando e sendo presença atuante na cidade”.
Ao falar em nome do Poder Executivo, Marcos Lando reforçou a parceria e lembrou que este título somente será substituído daqui 100 anos. “Queremos que seja uma grande festividade e nos engajamos para ser um sucesso, pois chegar ao centenário é um momento ímpar para nossa cidade. Sabemos e reconhecemos a importância desses cidadãos que ao longo de décadas fizeram e acompanharam a história do Município”, completou o vice-prefeito de Erechim.
Qualquer cidadão erechinense, que tenha acima de 60 anos, poderá se inscrever ao título de Rainha ou Rei da Terceira Idade do Centenário na Secretaria Municipal de Cultura até o dia 15 de abril. Os jurados irão avaliar quesitos como simpatia, postura, beleza, desenvoltura, desfile e também a melhor torcida. O baile de escolha com animação do Grupo Quinta Dimensão acontecerá na tarde do dia 27 de abril no CTG Galpão Campeiro.
Regulamento Geral
O concurso para a escolha da Rainha e Rei da Terceira Idade do Centenário de Erechim é uma realização da AIVIDA – Associação de Idosos Pela Vida, com apoio de diversos segmentos da sociedade.
Seu objetivo é eleger representantes da terceira idade que representarão o município nas atividades e festividades oficiais.
As entidades sociais, instituições, associações e comunidades poderão indicar apenas um candidato para cada categoria, sendo as inscrições abertas a todos os idosos residentes em Erechim, não limitando-se aos inscritos na AIVIDA – Associação de Idosos Pela Vida.
Os indicados à candidato deverão:
- ter no mínimo 60 anos completos até a data do concurso, ou seja, 27 de abril de 2019;
- ter residência fixa no Município de Erechim;
- entregar junto a ficha de inscrição, cópia da carteira de identidade e comprovante de endereço.
Os eleitos permanecerão com o título pelo período de 02 (dois) anos.
Para facilitar o acesso aos interessados, as inscrições (Anexo I) deverão ser entregues, até o dia 15/04/2019, na Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo, não sendo aceita nenhuma inscrição fora do estabelecido neste Regulamento.
A Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo apoiará o evento no recebimento das inscrições e, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na divulgação através de sites e páginas de redes sociais.
Da Avaliação
Na tarde do dia 27 de abril de 2019, tendo como local o CTG Galpão Campeiro, cada candidata a Rainha e candidato a Rei, serão apresentados à comunidade e avaliados por uma Comissão Julgadora.
As candidatas a Rainha deverão apresentar-se com vestido, e os candidatos a Rei deverão apresentar-se de terno, cuja escolha fica a critério dos concorrentes.
No desfile os critérios a serem avaliados pela Comissão Julgadora serão: Beleza (20 pontos), Simpatia (20 pontos), Postura (20 pontos), Desenvoltura (20 pontos), Desfile (10 pontos) e Melhor Torcida (10 pontos). As notas serão atribuídas em números inteiros (de 5 a 10), sendo que a pontuação atribuída a todos os aspectos totalizará 100 pontos.
As notas atribuídas à cada candidato serão somadas pela equipe organizadora, sob a supervisão de um representante do poder executivo e um representante do poder legislativo (especialmente convidados para o ato), momento em que serão anunciados os vencedores do concurso, conforme as maiores notas obtidas para Rainha e Rei da Terceira Idade.
Disposições Gerais
A vencedora e o vencedor do Concurso deverão comprometer-se a comparecer na solenidade de passagem da faixa aos seus sucessores, bem como a eventos que o título impõe (Anexo II).
Em caso de empate na Nota Final será utilizado como critério de desempate a candidata e candidato com maior idade.
Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos em comum acordo entre a Comissão Organizadora e Julgadora do Concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário