quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comissão que avaliará serviço de telefonia define planejamento

Nesta semana os vereadores que integram a Comissão Especial da Telefonia, da Câmara de Vereadores de Erechim, estiveram reunidos para definir o plano de trabalho para os próximos dias no intuito de levantar informações sobre o serviço de telefonia móvel e fixa em Erechim e Região. A diretora do Procon Erechim Eliane Tasca, também participou da reunião e repassou dados sobre os problemas recorrentes protocolados no serviço de proteção ao consumidor. O Procon irá  auxiliar o trabalho da Comissão.
(crédito foto: Leandro Vesoloski)
O Presidente da Comissão, vereador Ernani Mello (PDT), explicou que o objetivo é realizar um levantamento na região reunindo informações sobre os principais problemas enfrentados pelos clientes das operadoras e elaborar um parecer. os dados irão integrar o grande relatório da CPI da Telefonia, que esta sendo realizada pela Assembleia legislativa do RS e é presidida pelo deputado Ernani Polo (PP).
Nas próximas semanas, um questionário será encaminhado para as Câmaras de Vereadores da região do Alto Uruguai, com o objetivo de obter informações sobre o serviço de telefonia nos demais municípios. Representantes de empresas e entidades também serão ouvidos.
Até a primeira quinzena do mês de julho uma audiência pública será realizada em Erechim para discutir o tema, e contará com a participação do deputado que preside a CPI da Telefonia no Estado. o intuito da CPI é investigar a responsabilidade das operadoras de telefonia, por dano ao consumidor, na prestação inadequada do serviço. " O Objetivo de todo este trabalho é melhorar o serviço prestado pelas operadoras." Completou Mello.
Os principais problemas enfrentados pelos clientes das operadoras são a falta de sinal, o péssimo atendimento nos call centers, além das cobranças indevidas.

Números Comparativos

No Brasil são 268 milhões de linhas telefônicas, somente no RS são 16 milhões de linhas.
A tarifa de telefonia no Brasil é a segunda mais cara no mundo.
A infraestrutura disponibilizada pelas operadoras no Brasil também é uma das mais deficitárias: Nos Estados Unidos são mil linhas por antena; na Espanha este número cai para 460 e no Japão para 400. No Brasil, hoje, cada antena atende 4700 linhas, sendo que em 2002 este número já chegava a 2400, ou seja, um aumento de 91%
Em média a tarifa das chamadas de um celular para outro da mesma operadora é de R$ 0,45, enquanto que para operadoras diferentes sobe para R$ 1,00 o minuto. (Fonte: Jornal Bom Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário