terça-feira, 7 de abril de 2015

Pioneiro do Bairro Três Vendas José Goral é homenageado através de nome de rua

José Goral - Comerciante
Aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (06) Projeto de Lei Legislativo, de autoria da vereadora Eni Maria Scandolara (PP), que imortaliza a história do comerciante José Goral, como nome de artéria de nosso município localizada no Loteamento Dona Helena.
Nascido na Polônia em 12 de dezembro de 1905, José Goral, filho de Miguel e Catarina Goral, veio para o Brasil por volta de 1925. Fixou residência em Erechim, sendo um dos pioneiros na formação do Bairro Três Vendas, onde atuava como comerciante. Juntamente com outras seis famílias, a grande maioria italianos, poloneses e alemães, foi um dos fundadores do bairro.
Voltou a Europa, para lutar na 2ª Guerra Mundial, defendendo sua terra natal a Polônia, onde foi responsável pelo recrutamento de vários conterrâneos em nossa região, retornando para o Brasil ao final da guerra.
Em seu pronunciamento a vereadora Eni Scandolara enfatizou que até os dias de hoje os moradores do Bairro Três Vendas conhecem a história e sabem quem foi José Goral e sua contribuição para a comunidade de Erechim. “Nosso homenageado ajudou na construção da Igreja Nossa Senhora da Salete, auxiliou na construção do Patronato São José, da Escola Nossa Senhora da Salete e do Seminário das Três Vendas. Também foi um dos fundadores do Clube Brasil das Três Vendas”.
José Goral foi casado com Helena Chicoski Goral, com quem teve dois filhos Melaine Goral e Romano Goral. Teve cinco netos: Roni, Ronaldo, Roberto, Edson e Simoni. Segundo o neto Roni, seu avô sempre foi uma referência, um verdadeiro ídolo. 
Em 12 de junho de 1995, aos 85 anos de idade, José Goral faleceu e foi sepultado no Cemitério Pio XII. “Hoje, como justa homenagem a quem desbravou o interior do Rio Grande do Sul, e pela larga contribuição que deu as comunidades por onde passou, é que encaminhamos este Projeto de Lei denominando de José Goral – Comerciante, a artéria localizada no Loteamento Dona Helena. Diante desta trajetória de vida pedimos o voto favorável dos demais vereadores desta Casa Legislativa”, finalizou a vereadora Eni Scandolara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário