segunda-feira, 13 de março de 2017

Programa Vereador Mirim terá nova edição junto a Casa Legislativa

Aclamado por lideranças políticas e educacionais como uma grande iniciativa para a fomentação de novas lideranças políticas no município, o “Programa Vereador Mirim, A Câmara vai à Escola” terá uma nova edição junto a Câmara Municipal de Vereadores.
A primeira edição ocorreu no ano 2003, numa iniciativa de vereadores que conheceram o projeto no município de Criciúma, Santa Catarina. Os trabalhos para a quarta edição junto a Casa terão início neste ano, mas com eleições previstas, com Urna Eletrônica, para 2018, quando se comemoram os 100 anos de emancipação política e administrativa do município.
Para preparar esta nova edição, vereadores, assessores, coordenação e funcionários realizam reuniões semanais na Sala da Presidência, oportunidade em que debatem e colocam sugestões com relação ao processo eleitoral, sessões ordinárias e trabalhos que serão desenvolvidos durante todo o processo.
Na quinta, 09, tendo na condução dos trabalhos o presidente da Casa, Alessandro Dal Zotto, com a presença dos vereadores Sandra Picoli, Renan Soccol, André Jukoski, Eni Scandolara e assessores parlamentares de demais vereadores, definiu-se as linhas de trabalhos que passarão a ser adotadas a partir de agora até o convite que será feito junto às escolas. Demais vereadores da Casa também parte da Comissão Organizadora.  
O Programa Vereador Mirim foi regulamentado no ano de 2008, no âmbito do município de Erechim, tendo como objetivo maior a promoção e a interação entre a Câmara Municipal de Vereadores e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim, para a formação de sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Nesta nova edição haverá algumas modificações no Projeto de Resolução Legislativa, mas se manterá a execução de um mandato de um ano para os vereadores mirins, sendo em número de 17, já que após eleição cada um escolhe um vereador padrinho que os acompanhará dentro de todo o processo.
Erechim já contou com três edições do Programa Vereador Mirim, oportunidade em que houve a grande participação das escolas, onde os estudantes se envolvem de uma forma bastante participativa e interativa com relação ao tema política, em especial quando se fala dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a Democracia.
Dentro do processo, os vereadores mirins atuam como parlamentares, apresentando e defendendo na Tribuna da Casa as suas manifestações com relação aos problemas que são enfrentados junto aos seus educandários, como da comunidade onde estão inseridos. Também é formada a Mesa Diretora, sendo eleito o presidente, vice e primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Já no processo eleitoral, os alunos candidatos atuam como uma eleição, ou seja, realizam campanhas e debates, buscando votos entre os demais estudantes, detalhando a bandeira que estarão erguendo e que, posteriormente, colocando em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário