O antigo Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA/RS), atualmente denominado Sistema Mediar Brasil formou mais uma turma de mediadores comunitários em Erechim. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na terça-feira, dia 30 de outubro. São 13 novos mediadores que estão aptos a atuar em processos que buscam a resolução de casos de inadimplência, litígios sobre cheques, promissórias, locações e condomínios, contratos em geral, serviços prestados e danos materiais em acidentes de veículos, entre outras causas.
A solenidade presidida pelo Dr. Roque Bakof, Presidente do Sistema Mediar Brasil contou com
a presença da vereadora Eni Maria Scandolara representando o Poder Legislativo, Prefeito de Paulo Bento Pedro Lorenzi, Presidente da CDL Arlei Cavaletti, presidente do Consepro Miguel Gotler, além de familiares, convidados e comunidade em geral.
Os formandos, que receberam o certificado de conclusão do Processo de Qualificação, são: Américo da Cunha, Anderson José Lourenço, Daiana Darlyn Zin, Denise Bernardon, Glauciomara Drews, Joselin Adriane de Oliveira, Libera Pivoto Bresolin, Lisiane Machado, Mengéle Fátima Wermeier Dalponte, Osvaldo Terres, Ronei Rossi, Rosemara Rigo e Wolnei Centenaro. Todos estão habilitados para exercer atividades junto ao Fórum de Mediação e Justiça Comunitária do Sistema Mediar Brasil em Erechim. O paraninfo da turma foi o Coordenador do Curso de Direito da URI Campus de Erechim José Plinio Rigotti.
Na oportunidade o Presidente do Sistema Mediar Brasil Roque Bakof, explicou o funcionamento e como será o trabalho desenvolvido pelos novos mediadores comunitários. “Na Justiça Comunitária buscamos promover soluções por meio do diálogo e da mediação conciliadora, a qual tem se mostrado como caminho mais exitoso para resolver conflitos de interesses. Nestes 18 anos, o índice de acordo entre as partes é superior a 94%. É um resultado considerado expressivo”.
Já o paraninfo da turma José Plinio Rigotti, ressaltou que os formandos devem trabalhar pela promoção da cidadania e justiça em comunidade, agindo de forma concreta para que a justiça não só seja ágil, mas também pacificadora de conflitos e humanizadora das relações.
A vereadora Eni Scandolara parabenizou os formandos e destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido. “Vocês estão exercendo plenamente a cidadania. Em tempos tão conturbados e de intolerância os núcleos de mediação nos trazem de volta a possibilidade de diálogo entre as pessoas”.
A presidente da diretoria provisória do Núcleo Mediar Brasil de Erechim, Libera Bresolin, agradeceu o apoio recebido até o momento e convidou a todos para visitarem o escritório que funciona na Rua Pedro Álvares Cabral, nos fundos da Escola Haidée Tedesco Reali, e usufruírem dos serviços de mediação disponíveis.
Durante o evento além da formatura e entrega dos certificados e credencias à nova turma, houve a posse da diretoria provisória do Núcleo Mediação e Arbitragem de Erechim: presidente Libera Pivoto Bresolin; vice-presidente vogal Wolnei Centenaro; vice-presidente administrativo Rosemara Rigo; vice-presidente financeiro e de patrimônio Denise Bernardon; vice-presidente institucional e de formação Glauciomara Drews; vice-presidente de comunicação Edgar Radeski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário