terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quatro membros da família Roismann são homenageados através da denominação de ruas

Familiares acompanharam a votação dos projetos
O Poder Legislativo aprovou por unanimidade na noite de ontem (10), projetos de lei encaminhados pela vereadora Eni Maria Scandolara (PP) e subscritos pelo vereador José da Cruz (PMDB) denominando quatro ruas da cidade em homenagem aos pioneiros Miguel e Elza Roismann e aos comerciantes Pedro e Oscar Roismann. As artérias estão localizadas no Loteamento Elza Luíza Roismann, que fica nas proximidades do GTG Galpão Campeiro.
Eni Scandolara ressaltou que o momento era de grande emoção, pela ligação afetiva que tem com a família Roismann e também pelo convívio que teve com os homenageados. “Entendemos justo e merecido homenagear e registrar na história de Erechim, através da denominação de ruas no loteamento feito pela família, cidadãos que contribuíram de forma significativa com o desenvolvimento da cidade que tanto amaram”.
Miguel Roismann - Pioneiro
Miguel Roismann nasceu na cidade ucraniana de Berdichev. Em 1927, aos 20 anos de idade, chegou ao Brasil com o sonho de ter uma vida melhor do que a vivida em seu país de origem. Seu primeiro trabalho foi no Frigorífico Matarazzo em São Paulo.  Migrou para o RS por via férrea indo para a região central de nosso Estado, no município de Santa Maria. Integrou-se aos patrícios e começou trabalhando de mascate, trazendo tecidos de São Paulo e vendendo nas fazendas da fronteira. Após algum tempo, seguindo a rota do trem, fixou residência na Região do Alto Uruguai. Casou-se com Elza Luíza Wendisch em 1936, com quem teve cinco filhos. Na época trabalhava com um pequeno negócio de secos e molhados, onde comprava e vendia produtos dos colonos em Capoerê. Mudou para Erechim em 1949 e em 1952 conseguiu sua naturalização como cidadão brasileiro. Era muito conhecido na cidade e região devido ao contato com clientes e amigos na Casa São Paulo, empresa da família, que trabalhava com tecidos, roupas, cama, mesa e banho. Era Israelita e no ano de 1965, juntamente com mais dois de seus patrícios, realizaram uma campanha financeira para construção da Sinagoga Israelita de Erechim. Homem dedicado à família, aos negócios e aos amigos, faleceu aos 70 anos de idade em 8 de setembro de 1977, por problemas cardíacos, deixando para os filhos, netos, família e comunidade um legado de trabalho, honestidade, seriedade, persistência.
Elza Roismann - Pioneira
Elza Luíza Roismann nasceu em Erechim em 21 de fevereiro de 1917. Casou-se aos 19 anos de idade, com Miguel Roismann, fixando residência em Três Arroios. No início foi muito sofrido, pois o casal trabalhava para melhorar as condições de vida. Em 1939 transferiram-se para Capoerê, pois o Distrito apresentava condições melhores de trabalho, com estação ferroviária e mais crescimento.
Era católica e após o casamento seguiu a religião do marido, criando e educando seus filhos dentro dos princípios da religião judaica. Além de muito organizada no trabalho, realizava os afazeres domésticos, ajudando seu marido e cuidando da família. Trabalhou no comércio, gerou empregos e oportunidades para muitas pessoas. Com o falecimento de Miguel Roismann, seu esposo, em 1977, continuou na labuta, administrando a Casa São Paulo até 1982. Foi uma mulher agregadora, sempre buscou o bem estar da família, ensinando e repassando lições de vida, dignidade, de retidão aos filhos e netos. Além da sua família sempre procurou ajudar a comunidade e pessoas mais humildes. Faleceu aos 79 anos de idade, em 1996, por problemas cardíacos e deixou para seus filhos e netos um grande legado e aprendizado da vida.
Pedro Roismann - Comerciante
Pedro Roismann, filho de Miguel e Elza Roismann, nasceu em Capoerê em 21 de julho de 1941. Aos 8 anos de idade juntamente com sua família mudou para a cidade de Erechim. Na sua adolescência estudou no internato em Marcelino Ramos, Colégio Marista e finalizou seus estudos no Colégio Professor Mantovani. Na década de 60 fez parte da Orquestra Sinfônica de Erechim como músico. Em 1962, firmou sociedade com seu pai Miguel e seu irmão Oscar, a Casa São Paulo, empresa muito tradicional em nosso município, onde trabalhou até o final da vida. Em 1966, aos 24 anos de idade casou-se com Marley Teresinha Meneguzzi e teve 3 filhos: Márcia, Carlos e Mônica. Pedro Roismann investiu muito em Erechim, ajudando no desenvolvimento sócio-econômico de nossa cidade, sempre prezando pela vida social, fez parte da diretoria de diversos clubes, organizações culturais e entidades de nossa cidade. Foi presidente do Lions Cinqüentenário e um grande incentivador do esporte em nossa região: futsal, caça e tiro, judô, bocha, automobilismo. Em 22 de agosto de 1994, aos 53 anos de idade, Pedro Roismann foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, vindo a falecer na terra em que tanto amou. 
Oscar Roismann - Comerciante 
Oscar Roismann, filho de Miguel e Elza Roismann, nasceu em Capoerê, em 1º de setembro de 1943. Aos seis anos de idade juntamente com a família mudou-se para a cidade de Erechim. Na sua adolescência estudou no Colégio Marista. Em 1962, juntamente com seu pai e seu irmão Pedro, constituíram a sociedade Miguel Roismann e Filhos Ltda, onde trabalhou até o final da vida. Em 1965 formou-se Técnico em Contabilidade no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Em 1967, aos 23 anos de idade, casou-se com Bela Szuster, com quem teve quatro filhos: Marcelo, Leandro, Silvana e Miguel. Oscar Roismann sempre investiu em Erechim, ajudando no desenvolvimento e crescimento de nossa cidade. Foi dedicado ao trabalho e à família. Atuante, foi presidente da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Erechim, presidente do Rotary Clube Erechim Paiol Grande, integrou a diretoria da Sociedade Israelita de Erechim. Em 19 de abril de 2002, aos 58 anos de idade, Oscar foi vítima de um câncer, vindo a falecer, deixando uma grande tristeza para familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário