A Câmara Municipal aprovou na última segunda-feira (09), projeto sugestão de autoria da vereadora Eni Maria Scandolara (PP), que solicita a implantação de um Banco de Leite Materno no município. A intenção do projeto, aprovado por unanimidade pelo plenário, é promover a coleta e doação, além de estimular o aleitamento.
De acordo com a vereadora o Banco de Leite Materno funcionará conforme as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite, sendo que o material coletado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade pelos bancos de leite antes de ser distribuído, sob prescrição de médico ou nutricionista, a bebês internados em unidades neonatais”.
Eni enfatiza que o projeto tem como objetivo ajudar as mulheres com dificuldades para amamentar e incentivar a doação pelas mães que já amamentam, têm leite em excesso e estão em condições de doá-lo. “Crianças alimentadas com leite materno geralmente são saudáveis e com ótimo peso. Vale ressaltar que a amamentação é a continuidade dos laços afetivos que beneficiam tanto os bebês quanto as mães. Porém, muitas mães não amamentam seus bebês com leite materno por vários motivos, por exemplo: por não ter leite; no caso de serem portadoras do HIV; por causa de outras doenças infecciosas; devido à depressão pós-parto, ou porque o bebê nasceu prematuro. Tomamos esta iniciativa por Erechim ainda não contar com este serviço e pela necessidade levantada por muitas mães que passam por esta situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário