A vereadora Eni Maria Scandolara (PP), apresentou pedido de providências ao Governo Municipal para que sejam tomadas providências urgentes para evitar a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde de Erechim. O pedido foi aprovado por unanimidade na sessão da última segunda-feira (25).
Ao fazer uso da tribuna a parlamentar destacou que tem sido procurada por cidadãos de nossa cidade que enfrentam problemas com a falta de medicamentos, principalmente os de uso contínuo, e que a situação tem causado preocupação e muitas vezes indignação por parte dos usuários que procuram as UBSs de nosso município. “De acordo com os relatos muitas pessoas com a receita nas mãos, voltam para casa sem o remédio. Mais tarde, com o estado de saúde agravado, recorrem aos hospitais, o que pode trazer riscos para a saúde e gerar gastos ainda maiores. Mesmo aqueles que conseguem comprar os medicamentos sacrificam quantia importante da renda da família”.
Ela enfatizou ainda que todos deveriam ter acesso aos medicamentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), pois este é um direito previsto na Constituição e não deveria depender do poder aquisitivo ou da boa vontade do governo. “A Constituição Federal é clara quando afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Os males consequentes das doenças não cessam quando está em falta medicamento ou insumo para controle, portanto é dever da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde manter estoques, ter planejamento para atender situações especiais, de forma que não faltem medicamentos a população”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário