terça-feira, 17 de setembro de 2013

50 anos dos “Os Reis das Rodas” é reverenciado em Sessão Especial


Plenário da Câmara Municipal de Vereadores lotou na noite da última segunda, 16, oportunidade em que através da proposição da vereadora Eni Scandolara (PP), foi realizada a Sessão Especial que reverenciou os 50 anos da Associação dos Patinadores Os Reis das Rodas.
Momento em que discurso da vereadora autora lembrou a caminhada de homens e mulheres que em meio século selaram uma história de sucesso, amizade, conhecimento e cultura através de espetáculos que marcaram sua trajetória.
“A patinação artística constitui uma contribuição significativa e integral ao desenvolvimento humano, permitindo a exploração de todas as suas possibilidades expressivas e criativas. Representa a conquista de um espaço estético e místico através da arte”.
Eni lembrou que a história da patinação artística sobre rodas em nosso município teve início na década de 60. Na época os internatos eram comuns e muitos jovens vindos do interior ou de cidades vizinhas estudavam e moravam no Colégio Marista Medianeira em Erechim. O internato masculino ficava a cargo dos irmãos Maristas e o internato feminino sob a responsabilidade das irmãs do Colégio São José.
Além das matérias tradicionais e ensino religioso, os alunos eram incentivados a praticar esportes em diversas modalidades e participar de campeonatos. O futebol de campo era um dos preferidos e os jovens se reuniam num campo para disputar as partidas. Como resultado, nascia em 1963 a Associação Atlética Cruzada, que deu origem aos Reis das Rodas.
Em 1966 o idealizador do grupo, Antônio Pascoal Basso (Irmão Alceu), soube da existência de um grupo que andava sobre rodas no Colégio Champagnat em Porto Alegre. Patinadores da capital participavam de uma equipe de Hóquei sobre patins. Em 66 chegava a Erechim cinco pares de patins que durante as férias foram usados por um grupo de jovens, todos do Colégio Medianeira.
"Nascia, desta forma, a Associação dos Patinadores Os Reis das Rodas. Início era apenas constituído por meninos, tendo em vista que praticavam apenas o Hóquei. O esporte virou arte com a entrada de meninas e os primeiros números artísticos foram montados e apresentados no final de 67”.
“Com o aumento do número de patinadores, a necessidade de melhorar o nível técnico e ainda montar belas coreografias, a direção trouxe integrantes da Sociedade Esportiva Periquitos em Revista, de São Paulo, que eram tidos como os melhores patinadores da América Latina. Entre eles Hugo Setti e Carmem Folk, coreógrafos conhecidos no mundo inteiro. Após vários dias de ensinamento foram montadas coreografias que serviram para as primeiras apresentações em nossa cidade e também em outros municípios”.
Eni destaca que o tempo foi passando e a maioria dos patinadores haviam concluído seus estudos e precisavam mudar de cidade para cursar a faculdade. Em 1970 o fundador precisou mudar para Ijuí e não havia encontrado substituto para dar continuidade aos trabalhos. Neste momento Adelmo Ronsoni, aluno e funcionário do Colégio aceitava o desafio para continuar o trabalho.
Montou-se uma escola de patinação e através do dinheiro recolhido com as aulas foi possível dar continuidade ao trabalho, sempre com o apoio dos patinadores e seus familiares. A década de 70 foi de afirmação, visto que muitas cidades já possuíam suas quadras de esportes e os espetáculos aumentavam.
“Durante as viagens muitas foram as aventuras e dificuldades enfrentadas e o sucesso dos Reis das Rodas a fora teve continuidade nos anos 80. Inúmeros shows apresentados, dezenas de cidades receberam os espetáculos e o público vibrava com o elenco artístico. Em 1986 Os Reis das Rodas passaram a ter um novo lar e começava ali uma parceria com a URI, que permanece até hoje, após a desistência do Colégio Medianeira em dar continuidade ao projeto”, lembra a vereadora.
No dia 15 de setembro a Associação completou seus 50 anos. Além de promover shows, verdadeiros espetáculos de técnica e beleza, o grupo participa de competições a nível estadual e nacional e mantém uma escolinha de patinação em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Atualmente conta com 44 patinadores no elenco artístico, além de seis pessoas na equipe técnica. “Numa sociedade de coisas efêmeras, existir durante 50 anos é algo admirável, e a Sociedade de Patinadores Os Reis das Rodas atinge essa marca”.
Adelmo Ronsoni, em nome da Associação, relatou os mais diversos acontecimentos ocorridos nestes 50 anos. “Tivemos muitos momentos felizes, que jamais sairão de nossas mentes e com certeza de nosso público. Foram mais de 300 apresentações ao longo destes anos, 240 cidades visitadas. Passaram pelo grupo aproximadamente 2500 patinadores. Foram muitas horas de viagem para apresentar nosso espetáculo em estradas não asfaltadas, necessitando inclusive acorrentar o ônibus em dias de chuva para seguir viagem”.
“Neste momento histórico precisamos é agradecer o Colégio Medianeira pelo nascimento de uma ideia que rende frutos até hoje. A URI Campus de Erechim por ter nos acolhido naquele momento difícil que atravessávamos e continuamos juntos até os nossos dias. Também não poderíamos de deixar de agradecer os sócios fundadores. O Colégio Champagnat de Porto Alegre, os Periquitos em Revista da Sociedade Esportiva Palmeiras de São Paulo e a sociedade erexinense e nosso imenso público que nos prestigiou e ainda nos prestigia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário