Pelo segundo ano consecutivo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) foi indicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista foi divulgada nesta terça-feira (07).
Os "Cabeças do Congresso Nacional", conforme define o Diap, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista, descreve o Diap, são destacadas capacidades de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro de debate.
A senadora é apontada como parlamentar ativa, atenta aos conhecimentos e, principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. Além disso, como conhecedora das regras regimentais e com influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Também está entre os parlamentares mais procurados pela imprensa para repercutir os principais fatos ocorridos no país.
Além de ser indicada nos últimos dois anos entre os mais influentes, Ana Amélia já havia sido apontada entre os 50 parlamentares em ascensão na lista divulgada em 2011. Neste ano, na 20ª edição dos 100 mais influentes, nove são mulheres, sendo quatro senadoras. O Rio Grande do Sul está representado por mais sete parlamentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário