segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vereadores de Erechim visitam Cidade do Idoso em Chapecó

Os vereadores Eni Scandolara (PP), Luis de Brito (PSD) e Leandro Basso (PCdoB), conheceram na quinta-feira, 15 de agosto, os programas e atividades desenvolvidos na Cidade do Idoso, que funciona a 15 anos, em Chapecó/SC. A visita teve como principal objetivo colher subsídios para projetos de atenção ao idoso que podem ser implantados na cidade de Erechim.
De acordo com o Diretor da Cidade do Idoso, Davino Monaro, o projeto mantido pela prefeitura de Chapecó, e que funciona no complexo do Parque Tancredo Neves (Efapi), é uma referência internacional, quando se fala em atendimento e qualidade de vida na terceira idade. “Atendemos mensalmente cerca de 5 mil idosos com um orçamento de R$ 50 mil reais. Através dele chapecoenses com 60 anos ou mais procuram o complexo para se divertir, avaliar a saúde, se exercitar, conhecer pessoas e fazer novos amigos. A Cidade do Idoso oferece uma clínica para avaliação médica e odontológica. Antes de participar das atividades, os idosos passam por um check-up geral para identificar doenças já existentes ou potenciais riscos de desenvolverem patologias cardíacas e ortopédicas, entre outras. Todas estas informações ficam registradas num prontuário interligado com as UBSs do município”.
Segundo a Coordenadora do Grupo de Idosos da Secretaria de Assistência Social, Ivete Scapinello, que acompanhou os vereadores durante a visita, os idosos podem participar de diversas atividades físicas, incluindo ginástica, musculação, pilates, caminhada orientada e hidroginástica com piscina aquecida. “A diversão está garantida com o jogo de cartas, dominó e bocha em uma cancha exclusiva e sala de jogos. Para promover a integração entre os participantes, são realizados torneios internos periódicos em diferentes modalidades. A música e a dança também estão presentes, são oferecidas aulas de dança, música e canto”.
Ela enfatizou ainda que para quem quer estudar, a Cidade do Idoso oferece sala de alfabetização, aulas de informática e curso na UMIC – Universidade da Melhor Idade. “Há ainda alimentação completa e balanceada na cozinha comunitária onde são servidas diariamente cerca de 400 refeições. A estrutura conta com banheiros adaptados e corrimões para auxiliar no deslocamento e evitar a queda dos idosos”.
A Cidade do Idoso despertou e desperta o interesse externo. O complexo multiuso recebe constantemente a visita de administradores e técnicos interessados em levar a experiência de Chapecó para os seus municípios, estados e até outros países. O complexo é mantido com recursos da Prefeitura de Chapecó. O atendimento técnico e profissional é realizado por voluntários e servidores municipais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Cidade do Idoso fecha apenas dois meses durante o ano, para realização da EFAPI, mas o atendimento continua sendo realizado nos bairros da cidade através do Projeto Superidade.
Através da Cidade do Idoso os interessados podem participar de Grupo de artesanato; Oficina de informática; Restaurante; Sala de Cine Vídeo; Grupo de dança; Ginástica, yoga e pilates; Academia de musculação; Grupo vocal/coral; Eventos festivos (Carnaval do Idosos); Atendimento ambulatorial de saúde; Atendimento e educação em saúde: programas de prevenção do câncer uterino e de próstata, DST/AIDS, diabetes, hipertensão, alcoolismo, tabagismo e outros; Atendimento nutricional com atividades de educação alimentar e Nutricional; Atendimento psicológico com atividades em grupo para: pacientes ansiosos e depressão leve; Programa Reeducação Alimentar; Atendimento fisioterápico com atividades junto ao Programa Bem Estar, Grupo de Reeducação Postural, atividades laboratoriais; Grupo de teatro (artes cênicas); Grupo de leitura e contação de história; Grupo de caminhada orientada; Grupo de hidroginástica e natação; Jogos de Mesa; Jogos de Bocha.
Os vereadores retornaram a Erechim impressionados com o programa desenvolvido na cidade catarinense e motivados a sugerir ao Governo Municipal, projetos que atendam as necessidades da pessoa idosa, através da implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário