Mais de 350 lideranças progressistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, durante o Encontro Estadual da Mulher Progressista, realizado no dia 28 de setembro. O evento teve como tema central "A Mulher Progressista e o Novo Momento Político", e contou com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS).
Representando as mulheres progressistas da região Alto Uruguai, estiveram presentes no evento a vereadora de Erechim Eni Maria Scandolara e a presidente regional da Mulher Progressista Cerilde Braciak.
Em seu pronunciamento a senadora Ana Amélia destacou a força da mulher na sociedade e na política e incentivou o público feminino a enfrentar o desafio das urnas.
Já a presidente da Mulher Progressista do RS, Ana Regina Gorski, estimulou as mulheres à candidatura em 2014. Destacou que "o exército de lideranças femininas progressistas farão a diferença nas próximas eleições".
A deputada estadual Silvana Covatti declarou que, se alguém conquistou plena igualdade política, foram as mulheres. “Mas é preciso conquistar mais cargos públicos e participar mais da política”, acrescentou.
Palestrante no evento, o presidente do PP/RS, Celso Bernardi, destacou que os partidos precisam investir nas mulheres e na Juventude para crescerem e saírem fortalecidos nas eleições. “Não queremos somente a mulher em passeatas, mas sim conquistando seu espaço no poder. Está lançado o desafio para que o partido tenha o maior número de candidatas a deputada estadual e federal", propôs.
Ao longo da manhã, três palestrantes falaram sobre assuntos referentes à atuação da mulher na política. O advogado em direito eleitoral e professor universitário Gustavo Paim, abordou o tema “A mulher no contexto da política atual e a reforma política que queremos”; o jornalista e cientista político Cleber Benvegnú palestrou sobre a “Crise dos partidos políticos e os caminhos possíveis - a realidade da política no Brasil”; e o presidente Celso Bernardi falou sobre o “Cenário Político do Rio Grande do Sul”.
Fazendo uma avaliação positiva do encontro a vereadora Eni Scandolara, enfatizou que está convicta de que a mulher é a grande agente de transformação social. “A força e importância da mulher no contexto político, bem como a sua organização e mobilização, tornam-se um diferencial relevante no meio onde atuam”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário