terça-feira, 1 de outubro de 2013

Votos de Congratulações em homenagem ao Dia Internacional do Idoso

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU em razão de uma Assembléia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982. No Brasil a comemoração esta regulamentada pela Lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006, a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.
Como homenagem de reconhecimento a todos os idosos, numa iniciativa da vereadora Eni Maria Scandolara (PP), foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, pela Câmara de Vereadores de Erechim, o envio de Votos de Congratulações aos idosos, através de suas entidades representativas. “Em nosso município entidades como o Conselho Municipal do Idoso, Associação de Apoio ao Idoso Erexinense, Associação de Idosos Pela Vida, Associação dos Trabalhadores Aposentados Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai, Sociedade Beneficente Jacinto Godoy, Pastoral do Idoso, Conselho de Pastores de Erechim, URI Campus de Erechim, Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e SESC Erechim, desenvolvem um importante trabalho em benefício das pessoas idosas”.
Na oportunidade a vereadora destacou que para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, de lazer, entre outras. “No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O documento traz várias disposições prioritárias, como atendimento digno pela família ou órgãos públicos, não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram”.
Eni Scandolara enfatizou que o Dia do Idoso serve para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas, conscientizar toda a população sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos, instituir reflexões acerca de suas necessidades e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores. Além disso, que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, que consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social nas comunidades onde estão inseridos. “Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que o prepararam e que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. Diante do exposto solicitamos que sejam encaminhados votos de congratulações as suas entidades representativas, e que nosso agradecimento seja repassado a todos os idosos que delas fazem parte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário