terça-feira, 4 de abril de 2017

Projeto de Lei Legislativo de Eni denomina artéria de Rua Reinaldo Pedro Piccoli

Vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda, 03, o Projeto de Lei Legislativo de autoria da vereadora Eni Scandolara (PP), no qual denomina artéria de nosso município de Rua Reinaldo Pedro Piccoli – Comerciante, localizada no Bairro Demoliner.

Reinaldo Pedro Piccoli nasceu no município de Veranópolis em 23 de julho de 1916. Filho de Avelino Piccoli e Luiza Bordignon (imigrantes italianos), casou-se com Oneida Maria Borella na cidade de Marau no ano de 1946 e tiveram seis filhos: Vera Lúcia, Maria Célia, Antonio Carlos, Marisa Fátima, Fernando Olavo e Eliana Elisa, 11 netos e dois bisnetos.
Muito cedo, saiu do interior de Veranópolis e foi trabalhar em Caxias do Sul com seu tio Alberto Bordignon, no comércio e transportes. Após alguns anos comprou seu próprio caminhão com o qual trabalhou por algum tempo, adquirindo, após, uma empresa de Transporte Coletivo com seu irmão mais novo.
Em novembro de 1947, juntamente com outras empresas desse segmento, promoveram uma fusão, quando nasceu a União Erechinense de Transportes LTDA, que teve seu início de atividades em sua sede social na Av. XV de Novembro, onde posteriormente funcionou a Loja Unetral.
As atividades se expandiram na área de comércio e transportes, ocasionando nova fusão, quando, em 1964 as empresas UNETRAL e SULINA formaram a UNESUL de Transportes LTDA (empresa de transporte coletivo) que chegou a 535 unidades de ônibus ao final dos anos 80, sendo a maior empresa do Sul do País. “Mais tarde, e como complemento empresarial, abriram a Empresa UNESUL Turismo Ltda e, adquiriram a Empresa TTL – Transporte de Turismo LTDA, com rota terrestre internacional, coligadas à UNESUL”, ressalta.
A UNETRAL S.A, manteve o controle empresarial, mas voltado às concessionárias: Mercedes Benz, DKV, CBT, STUDEBAKER, entre outras atividades tais como: Casa de Tintas e o Agronegócio, em meados dos anos 70, com a representação de Pneus Goodyear, Michelin e Lojas de Departamentos.
No final dos anos 60, Reinaldo passou a estruturar e administrar a Granja Agrícola Bela Vista Ltda, na criação de bovinos, suínos e lavoura de soja, milho e trigo. Como sócio fundador, fez parte dos Conselhos Consultivos e Deliberativos das Empresas UNESUL e UNETRAL com mais dois mil funcionários. Trabalhou até os 80 anos, com boa saúde física e mental, vindo a falecer no dia 08 de julho de 1997 acometido por um AVC. Foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade em Erechim.
“Reinaldo Piccoli tinha como filosofia de vida a humildade, simplicidade e muita fé em Deus. Sempre foi um bom esposo e pai de família exemplar. Dedicou-se de forma incondicional às empresas, a comunidade de Erechim, e foi estimado e admirado por todos que o conheceram. Enfim, Reinaldo Pedro Piccoli foi um dos legítimos e incontestáveis representantes daqueles pioneiros que, com o suor do seu trabalho, honestidade e convicção, desbravaram e deram forma ao lugar em que hoje vivemos”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário