Psicóloga Liseane Madalozzo foi a palestrante do evento |
A vereadora Eni Scandolara (Progressistas) participou na manhã de hoje na URI Campus de Erechim, da palestra “Infância roubada – um olhar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes”, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O dia 18 de maio, marca o dia nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O assunto foi abordado pela psicóloga Liseane Madalozzo, que alertou que “o abuso é crime, mas também uma patologia”. Ao esclarecer que quem é agredido também pode vir a reproduzir o comportamento, apresentou dados resultantes de estudos. Dentre eles:
-40% das crianças abusadas têm entre 8 e 14 anos;
-Um em cada quatro casos envolve uma criança de até 1 ano de idade;
-Em 65% dos acasos o abusador é alguém do convívio familiar;
-É o segundo tipo de violência mais comum em crianças de até 9 anos;
-Cerca de 15 milhões de adolescentes meninas entre 15 e 19 anos no mundo foram vítimas de atos sexuais forçados, 9 milhões somente no último ano;
-Em Erechim, 14 denúncias de abuso foram registradas no ano passado.
A vereadora Eni lembra que a data marca a luta da sociedade brasileira contra essa problemática e a cada ano se identifica um número maior de atividades sendo realizadas para lembrar a responsabilidade de todos na proteção das meninas e dos meninos. “Precisamos valorizar as redes de enfrentamento para tirar as vítimas do isolamento. As políticas públicas têm que acompanhar essa evolução da violência sexual, estar atualizadas e trabalhar cada vez mais a prevenção, com medidas educativas e a disseminação da cultura de paz. Outro eixo que temos que trabalhar é a responsabilização”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário