terça-feira, 9 de julho de 2013

Pioneira Celestina Flores Abal é homenageada através de denominação de rua

Familiares e amigos acompanharam a votação
Vereadores aprovaram por unanimidade, Projeto de Lei Legislativo de autoria da vereadora Eni Maria Scandolara (PP) que denomina nome de via pública de nosso município de “Celestina Paixão Flores Filha Abal - Pioneira”, localizada no Loteamento Vó Celestina. A votação do projeto contou com a presença de familiares e amigos da homenageada.
Celestina Flores Abal, a Vó Celestina, nasceu em 17 de novembro de 1908, na cidade de Santa Maria/RS, filha de Ângelo e Celestina Flores. Passou parte da infância em sua terra natal, após alguns anos juntamente com a família veio para Erebango/RS, onde conheceu o seu esposo José Duran Abal, casaram e tiveram dois filhos Malvina e Edmundo.
A vereadora destacou que Celestina Abal veio para Erechim no ano de 1925 juntamente com o esposo e seus dois filhos pequenos, que foram pioneiros, ajudaram e viram a nossa cidade se desenvolver. “É preciso reconhecer, os elevados valores desta mulher, que deixou sua terra natal em busca de dias melhores, com sacrifício, e desmedidos esforços enfrentou as dificuldades do inicio da colonização de Erechim, e venceu, demonstrando seu caráter, amor a família e ao município que escolheu para viver”. 
Eni enfatizou também que além de dedicar-se ao lar, Celestina desempenhou atividades como “tambo de leite”, comércio, hotelaria e foi membro atuante na comunidade. “Inicialmente morava perto do atual Hospital de Caridade, onde a família vendia leite à população. Com o tempo, mudou-se para a Rua JB Cabral, atual agência do Sponchiado, neste local ajudava na venda de erva-mate. Posteriormente, juntamente com o marido entrou ramo de hotelaria, com o Hotel Vitória, situado na esquina das ruas Valentim Zambonato com a Torres Gonçalves, onde hoje se situa o Bradesco. Contribuindo muito com a economia e o desenvolvimento de nossa cidade”.
Vó Celestina
De acordo com a parlamentar, Vó Celestina, como era carinhosamente chamada, foi uma pessoa simples, justa e sempre voltada para o trabalho, ajudando e dando apoio ao esposo José em todas as atividades que exercia, preocupando-se também com as tarefas de casa e com a educação de seus filhos. “Passaram-se os anos, e em 1960 ficou viúva, se dedicando mais ainda a sua família, seus filhos netos e bisnetos. Dona Celestina Flores Abal, foi membro atuante da Paróquia São José (Catedral) e do Ipiranga Futebol Clube de nossa cidade. Com o passar do tempo começou a ficar doente... com problemas cardíacos... e no dia 27 de agosto de 1995, nossa querida Vó Celestina nos deixou, vítima de um infarto, ficando uma grande saudade dentro do coração de cada pessoa que a conhecia, principalmente de sua família: os filhos Malvina e Edmundo, netos Alberto, Alvaro, Izabel, José, Sônia e Edson, os bisnetos Cecília, Lucas, João e Vitória”.
Eni Scandolara disse ser justa e merecida a homenagem, a quem desbravou o interior do Rio Grande do Sul, e compartilhou 68 anos com a Erechim de todas as raças, pela larga contribuição que deu as comunidades por onde passou, e por isto é que encaminhou o Projeto de Lei denominando de “Rua Celestina Paixão Flores Filha Abal - Pioneira” – a artéria de nossa cidade localizada no Loteamento Vó Celestina, Rua “A”, entre os lotes nº 01, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, e 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 02, iniciando na Rua Pernambuco até a Área Verde, direção norte-sul. “Pelo pioneirismo, legado e contribuição com a história de Erechim, peço aos colegas vereadores a aprovação deste projeto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário