Na manhã desta quinta-feira (11), alunos de escolas públicas e professores do 15º Núcleo do CEPERS, protestaram em frente à Câmara de Vereadores de Erechim. As principais reivindicações foram o pagamento do piso do magistério pelo Governador Tarso Genro (PT), a valorização dos profissionais de educação e o fim do Ensino Politécnico imposto pelo Governo do Estado.
Os manifestantes também cobraram do Poder Legislativo que a voz das ruas seja ouvida e que os vereadores apóiem o movimento que luta por melhores condições na área educacional. De maneira ordeira e empunhando bandeiras e cartazes, eles exigiram respeito aos professores, cumprimento à lei do piso salarial e ensino médio de qualidade, com revisão do politécnico que vem provocando disparidade de conhecimentos entre os alunos do ensino público e do privado.
Educadores e estudantes enalteceram o papel desempenhado pela professora e vereadora Eni Maria Scandolara (PP) no município de Erechim. A parlamentar promoveu em maio uma Audiência Pública para discutir as mudanças curriculares no Ensino Politécnico, com seus reflexos na aprendizagem e conhecimento geral dos alunos. O evento lotou o plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes de instituições ligadas à educação, pais, professores e alunos. No início de julho, a vereadora encaminhou para apreciação do plenário uma Moção de Repúdio ao Governador do Estado, pelo não pagamento do piso salarial ao magistério gaúcho, a mesma foi rejeitada por oito votos contrários, três favoráveis e cinco ausências de plenário.
Durante o protesto a vereadora foi convidada a se manifestar e reafirmou seu compromisso e apoio às reivindicações de alunos e professores. “Conhecemos os anseios de todos vocês e estamos juntos nesta luta pela valorização profissional dos professores e pela qualidade no ensino gaúcho. Parabéns a todos por exercerem a cidadania e viverem este momento ímpar de nossa democracia. Que os protestos ordeiros e justos realizados hoje, aqui em nosso município, sirvam de exemplo para nosso Estado e País. Contem com o nosso apoio e tenham a certeza de que estamos levantando a mesma bandeira, a bandeira da valorização dos profissionais da educação e da qualidade no ensino médio oferecido aos nossos estudantes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário