sexta-feira, 14 de julho de 2017

AIVIDA participa de reunião do COMID

Atendendo ao convite do COMID – Conselho Municipal do Idoso, a Associação de Idosos Pela Vida – AIVIDA apresentou na manhã de desta quinta-feira (13), durante a reunião mensal do conselho, as atividades desenvolvidas pela entidade que atende cerca de 1000 idosos pertencentes a vinte grupos de convivência em bairros ou comunidades próximos a suas residências em nosso município.
A vice-presidente da AIVIDA, Eni Maria Scandolara, enfatizou que a associação tem por objetivo oportunizar convívio e congraçamento entre os associados e seus familiares, com momentos de convivência, palestras, lazer, esporte, cultura e espiritualidade para os associados, familiares, assistidos e comunidade envolvida. “Zelamos pelo atendimento adequado ao idoso, em todas as situações. Representamos nossos associados nas esferas pública e privada e os incentivamos a participar de grupos de convivência, auxiliando, no que for possível, tanto os grupos, quanto os idosos individualmente. A AIVIDA é uma associação de idosos para os próprios idosos”.
A associação é conduzida por sua diretoria, conselho fiscal e pela coordenação dos grupos, que realiza reuniões mensais, e extraordinárias sempre que necessário, para avaliação, repasse de informações, planejamento, distribuição de tarefas, avisos, divulgação de atividades e eventos, tanto dos grupos, como de outros órgãos ou entidades, que têm afinidade com os interesses e perspectivas da pessoa idosa. 
A vice-presidente da AIVIDA ressaltou que a entidade mantém dois projetos específicos de maneira ininterrupta. “Através do projeto Superando Limites Para Uma Vida Mais Digna e Saudável, adquirimos diversas cadeiras de rodas, muletas e bengalas, para empréstimo a idosos que temporariamente necessitem desses equipamentos. Outra ação social realizada é a distribuição de fraldas geriátricas para idosos carentes. No projeto São Camilo, são realizadas visitas e acompanhamento de idosos, que recebem alimentos, roupas de cama, nosso alento, afeto e solidariedade. Através destas visitas fizemos diversas denúncias ao COMID, aos CRAS e até mesmo ao Ministério Público. Em razão destas ações, alguns idosos tiveram seus direitos e sua dignidade restabelecidos”. 
Ao finalizar sua apresentação e agradecer pela oportunidade Eni Scandolara disse que a AIVIDA só existe, porque há os grupos que a integram. Do contrário perderia totalmente sua finalidade. Por isso, sua atividade principal é prestar apoio e dar condições para que os grupos se organizem e realizem suas atividades com a maior intensidade possível, propiciando aos idosos uma convivência saudável, alegria, congraçamento e momentos inesquecíveis em suas vidas”. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS GRUPOS

Confraternizações de aniversários, comemoração do dia dos pais e dia das mães, roda de chimarrão, dança circular, exercícios físicos, ginástica, jogos recreativos, artesanato, brincadeiras, bingo, amigo secreto, encontros de oração, lazer, música, bailes de terceira idade, matines, viagens turísticas, visitas à feiras.
Palestras com enfermeiras, médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas, que repassaram informações importantes na área de saúde.
Bailes, almoços, jantas e rifas, para angariar fundos e prestigiar os demais grupos de idosos. 
Também auxiliam as paróquias e comunidades onde estão inseridos, visitando idosos doentes, arrecadando alimentos e roupas para doação, colaborando com as pessoas mais necessitadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário