quarta-feira, 12 de julho de 2017

Legislativo aprova o PPA num valor estimado de R$ 1.325.800.000,00

Vereadores aprovaram, por unanimidade, na última segunda, o Plano Plurianual referente ao período 2018/2021, para apreciação desta Casa Legislativa, num valor estimado de R$ 1.325.900.000,00.
O Plano Plurianual é um Planejamento Estratégico de médio e longo prazo, destinado a orientar e ordenar as ações governamentais do município, buscando realizar programas fixados para um período de quatro anos. Neste instrumento estão detalhadas as ações, com a descrição dos produtos estratégicos do município, que orientarão os orçamentos anuais. Assim, o PPA sintetiza o conjunto das políticas públicas que devem ser implementadas pelo governo municipal para o quadriênio 2018/202.
A elaboração do Plano Plurianual constitui-se em oportunidade ímpar para que se discutam as formas de como um governo deve se organizar para enfrentar as demandas da população, definindo as políticas a serem implementadas a fim de que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município e do bem estar de sua população.
É o instrumento que o governo eleito tem para transformar sua plataforma eleitoral vitoriosa em plano de ação, definindo os programas segundo as propostas apresentadas e aprovadas pela maioria da sociedade. Assim, na elaboração do PPA, as propostas ganham concretude por meio dos programas e objetivos dos órgãos executores responsáveis pelas metas.
“Nesse sentido, acreditamos que construímos um plano que contempla os principais anseios e desafios que estão colocados para a sociedade e para o município de Erechim, visando a promoção do seu desenvolvimento com inovação, sustentabilidade e foco em quem mais precisa, de modo a garantir mais qualidade de vida para todos. Ressaltamos que este PPA muda sua forma de apresentação para se tornar coerente e factível com o atual modelo de gestão proposto”, justifica o Chefe do Executivo.
Os programas situam-se em nível hierárquico mais elevado do que os órgãos executores, tornando-se programas de governo antes de serem programas de um órgão de governo específico. Assim, as premissas básicas deste modelo de gestão são fundamentadas na transversalidade, que articula a integração dos órgãos de governo e a execução das ações de cada programa, e na transparência, que permite a todos os cidadãos acompanharem o andamento dos programas e os resultados gerados.
Destacamos ainda, que o atual Plano Plurianual, com seus Programas e Ações, busca garantir as condições básicas fundamentais para que o município possa comemorar seu aniversário de 100 anos (o seu centenário) em 2018, em um patamar elevado de bem estar de sua população.
“Através dos programas, projetos e ações aqui expostos e da transversalidade que será utilizada na execução das políticas públicas, acreditamos que será garantido ao cidadão erechinense ações e serviços eficientes, eficazes e efetivos, que vão gerar qualidade de vida, inclusão e crescimento sustentável da cidade, gerando oportunidades econômicas, sociais e culturais para todo o povo, superando desigualdades e marcando as relações entre o governo e a sociedade pelo diálogo e transparência”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário