quarta-feira, 26 de julho de 2017

LANÇAMENTO LIVRO DE SUA HISTÓRIA:UM JOGO DE OPÇÕES NO TABULEIRO DA VIDA



Para quem conhece Ondina Piaia, sabe que a vida nunca lhe impôs limites. De espírito livre, sempre lutou contra as injustiças e desde 1976 quando veio morar em Erechim, participou de forma atuante em diversos movimentos sociais (mas já fazia isso antes). Sempre acreditou numa sociedade mais justa.
Aos 86 anos, Ondina escreve mais um capítulo em sua trajetória. Na tarde de ontem (22) lançou o livro que conta a história de sua vida na livraria e sebo Agridoce, com o título “Um jogo de opções no tabuleiro da vida”. A foto que ilustra a capa do livro resume bem quem é Ondina Piaia. Com um megafone na mão, no ano passado, na Esquina Democrática em Erechim conclamava a população para um abaixo assinado para elaboração de projeto de lei de iniciativa popular, para baixar os subsídios dos vereadores da cidade. Aliás, o nome Esquina Democrática, relata no livro que foi de autoria de Ondina.
Durante a tarde de autógrafos dezenas de pessoas prestigiaram o evento. Em um breve discurso, Ondina fez agradecimentos para as pessoas que tornaram possível o lançamento de seu livro, como a vereadora Eni Scandolara, Líbera Bresolin e principalmente Dalva da Silva Adami que foi a idealizadora e executora do projeto. Na apresentação do livro, assinada por Dalva ela relata que “uma conversa informal, uma sugestão. Foi a partir desse momento, pretensamente banal e corriqueiro, que começamos a idealizar um sonho, buscando alternativas, proposições legais e despendemos muitas horas até que pudéssemos concretizar o tombamento do valioso acervo cultural que ficará à disposição da comunidade erechinense”.
Ondina passou por 45 países e todas as lembranças que trouxe de suas viagens estão em seu apartamento e todas essas peças foram catalogadas e numeradas e será doado ao município após sua partida: “mais vai demorar pois estou bem vivinha”, brinca Ondina. Tem até uma lei da época do prefeito Eloi Zanella que versa sobre esse assunto. E aproveitaram a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt para pedir que ele construa um local apropriado para receber todo o acervo de Ondina Piaia.
O livro é dividido em três etapas distintas e conforme as páginas avançam é possível dar boas gargalhadas com os fatos que marcaram a vida de Ondina.
 Na primeira parte conta a história de sua vida rural familiar até os 19 anos, depois o engajamento em lutas sociais sempre buscando uma sociedade igual para todos e por fim fatos marcantes de suas viagens por todo o Brasil, América do Sul, América do Norte, América Central, Europa,Ásia, África, 45 países em quatro continentes.
Na introdução do livro em duas frases é possível resumir o que foi a vida da autora: “é preciso entender que o presente, e tão somente o presente, está em nosso poder e a vida é feita da soma de todos os instantes presentes. O ser humano foi feito para romper, transgredir, transcender e descobrir o dinamismo da vida”.
 Uma frase de Ondina, descrita no livro mostra o quanto lutou pelos mais desassistidos: “rezar é também jogar ovos podres em político safado e mentiroso”.
Esse é daqueles livros que quando se começa a ler, não quer parar. A cada folha a necessidade de querer saber mais, o que vem depois. Das dificuldades, das alegrias, das conquistas narradas pela escritora, fica uma lição: todos nós tínhamos que ter um pouco de Ondina em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário