quarta-feira, 26 de julho de 2017

Eni Scandolara denomina artéria de Rua Jeronimo Nawroski


         Vereadores aprovaram, por unanimidade, durante sessão ordinária desta segunda, Projeto de Lei de autoria da vereadora Eni Scandolara, no qual denomina artéria de nosso município de Rua Jeronimo Nawroski, localizada no Loteamento Poltronieri.
 Jeronimo nasceu no município de Aratiba no dia 04 de janeiro de 1933. Filho de Miguel Nawroski e Thereza Kosloski Nawroski, era casado com Nilva Kurtz Nawroski com quem teve três filhos, Gerson, Naira e Adriano.
 Fez o primário na Escola Rural e o ginásio no Colégio Estadual Professor Mantovani. Seguindo sua intuição e vocação, participou de curso de eletrotécnico por correspondência no Instituto IBET de São Paulo. Colaboraram para sua formação os cursos de Engenharia Elétrica na Internacional American Scholl/SP, Administração na FAPS Erechim, Segurança Industrial no Senai Porto Alegre e Montagens Eletro Industriais na SIEMENS do Brasil.
 Após prestar o Serviço Militar em Uruguaiana, onde desempenhava a função de operador telefonista, deixou o interior para aprender uma profissão. O início foi na Eletrotécnica de Boleslau Skourupski. O trabalho foi intenso em toda a região com eletrificação urbana e rural como chefe eletricista instalador no período de 1951 a 1952.
 Sentindo falta de aperfeiçoamento, rumou a Porto Alegre, onde trabalhou na Siemens do Brasil como projetista e chefe montador eletro industrial de 1957 até 1961. Na época estudava na Escola Técnica Parobé. Formado Técnico, passou a fazer instalações nos silos da CESA como examinador técnico de silos, função que desempenhou por oito anos em todos os municípios do Estado. O trabalho era árduo e de responsabilidade.
Em outubro de 1968 juntamente com os primos Romualdo e Tadeu Skrzypek e Jerônimo Nawroski fundaram uma Instaladora Técnica Industrial, nascia em nosso município a INTECNIAL. Além de sócio fundador, Jeronimo foi gerente geral da empresa, na qual se aposentou em 1980. Desde 1968 a Intecnial dedica-se a atividades de projeto, fabricação e instalação de bens industriais - de equipamentos, máquinas, sistemas e processos à plantas industriais completas - desenvolvendo soluções customizadas, de classe mundial, para os setores de agronegócio, energia e logística.
 Após se aposentar não parou de trabalhar. Foi sócio e gerente geral da EPSILON Eletricidade e Telefonia Ltda no período de 1980 e 1987, e posteriormente eletricista de manutenção na MEMPHIS S.A. Industrial, ambas em Porto Alegre. No decorrer de sua carreira profissional executou inúmeros projetos arrojados, como a montagem elétrica da Brahma - Maltaria Navegantes em Porto Alegre; da ponte móvel da travessia do Rio Guaíba também em Porto Alegre; de quatro unidades da CESA - Companhia Estadual de Silos e Armazéns em Porto Alegre, Rio Grande, Passo Fundo e Erechim e instalaram a iluminação da Avenida Sete de Setembro.
 “Ao lado profissional formou a sua família e residiu em Erechim por muitos anos, participando de muitos empreendimentos e auxiliando no desenvolvimento da nossa cidade. Foi sócio do Ypiranga Futebol Clube, participava da Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa, colaborou com muitas entidades, instituições e associações de nossa cidade. Como vimos Jeronimo Nawroski foi uma pessoa arrojada, empreendedora, talentosa e perfeccionista. Nos últimos anos da sua vida residiu em Porto Alegre, no Bairro Chácara das Pedras. Faleceu aos 81 anos em 03 de julho de 2014, no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, por causas naturais. Foi sepultado em jazigo da família no Cemitério Municipal PIO XII em Erechim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário